Assembleia Regional do Clero da Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança

No dia 25 de setembro, foi realizada a Assembleia Regional do Clero da Rense, na sede da Cúria Regional Nossa Senhora da Esperança, localizada no Convivium Emaús. A Assembleia foi conduzida por dom Mol, bispo referencial para a RENSE, e por Frei Adilson Corrêa, vigário episcopal.

Um dos assuntos da Assembleia foi o Ano Missionário. Para falar sobre esse tema, foi convidado Dom Vicente Ferreira, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e responsável pelo VEAM – Vicariato Episcopal para a Ação Missionária (Vicariato responsável pelas vilas, favelas e as Igrejas históricas).

Segundo Dom Vicente “o Ano Missionário é uma iniciativa da Arquidiocese de BH, partindo do Papa Francisco, que instituiu o mês de Outubro de 2019 como o Mês Missionário Extraordinário, a fim de alimentar o ardor da atividade evangelizadora da Igreja. Com isso, a Igreja local sugeriu que essa ação seja articulada durante um ano, a começar pelo mês de outubro de 2018”.

Sobre a presença da Igreja Católica nas vilas e favelas, padre Wagner Calegário, vigário episcopal para o VEAM, falou sobre a existência de um mapeamento criado pelo CEGIPAR – Centro de Geoprocessamento de Informações e Pesquisas Pastorais e Religiosas.