Com o tema central “A vida e a missão dos diáconos permanentes”, foi realizada a Assembleia Geral dos Diáconos da Arquidiocese de Belo Horizonte, na última terça-feira, 3 de dezembro, na Catedral Cristo Rei. O arcebispo dom Walmor enviou aos diáconos mensagem de esperança, dedicando ao Conselho Arquidiocesano do Diaconato Permanente (Cadipe) a missão de retomar as importantes reflexões do Encontro para serem partilhadas com as assembleias regionais, de modo a contribuir com o processo de avaliação do diaconato permanente.
Dom Nivaldo, bispo referencial para os Diáconos Permanentes, dom Joel e dom Edmar, o vigário episcopal para Ação Pastoral, Padre Filipe Gouvêa, padre Jefferson Antunes, vice-chanceler da Arquidiocese de Belo Horizonte, partilharam da Assembleia. Dom Nivaldo conduziu exposição sobre o tema central, sobre a vida e a missão dos diáconos permanentes na nossa Igreja Arquidiocesana. Após partilha, foi vivida a experiência da “Conversa no Espírito”, que tem inspirado assembleias e encontros arquidiocesanos. Os diáconos refletiram sobre os motivos de esperança no seu Ministério e, ao mesmo tempo, aquilo que pode intoxicar a esperança.
Durante a Assembleia foi apresentado também resultados do primeiro passo do processo de avaliação desenvolvido para qualificar ainda mais esse Ministério, tão importante para a Igreja. Uma equipe designada pelo arcebispo dom Walmor apresentou os resultados da avaliação, tópicos que serão trabalhados até a próxima assembleia do diaconato permanente, a ser realizada em maio de 2025.
Acompanhe algumas imagens desse especial encontro na Catedral Cristo Rei: