Uma celebração presidida por dom Geraldo Lyrio Rocha, que deixa a presidência da CNBB nesta sexta-feira após quatro anos de mandato, encerrou a 49ª Assembleia Geral da Conferência.
Em sua fala, dom Geraldo lembrou o primeiro ato de sua presidência frente à instituição, que foi receber o Papa Bento XVI, no dia 9 de maio de 2007. Para o arcebispo de Mariana, foi uma graça alcançada ter a oportunidade de receber o pontífice pela primeira vez no Brasil.
Dom Geraldo Lyrio Rocha também se dirigiu aos que participaram dos trabalhos da presidência da CNBB no quadriênio de 2007 a 2011 agradecendo pela colaboração e enfrentamento das dificuldades.
Pela realização da 49ª Assembleia Geral em Aparecida, dom Geraldo fez questão de lembrar o novo presidente da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno Assis, que também é arcebispo de Aparecida; a reitoria do Santuário Nacional de Aparecida e a Congregação dos Redentoristas, “que proporcionaram a realização dessa Assembleia aos pés de Nossa Senhora Aparecida”.
Aos que foram eleitos, continuou dom Geraldo Lyrio Rocha. “Imploro o Espírito de Deus para que os ilumine nos próximos quatro anos: o presidente, dom Raymundo Damasceno Assis; o vice-presidente, dom José Belisário da Silva e o secretário geral, dom Leonardo Urich Steiner. Que realizem todo o seu trabalho ao longo desse novo quadriênio, que começa agora, a fim de que tudo o que realizarem seja para o fortalecimento da Igreja de Cristo”, disse.
Nova presidência da CNBB
O novo presidente da CNBB, cardeal dom Damasceno, elogiou o trabalho feito pela presidência que, nesta sexta, encerra seu mandato.
Dom Damasceno agradeceu também a oportunidade que lhe foi dada para continuar servindo à Igreja. “Agradeço também todos os que depositaram em nós essa confiança. Sabemos que não estamos sozinhos; portanto, a corresponsabilidade é de todos, determinada pelos estatuto e regimento da nossa Conferência”.
O cardeal encerrou pedindo a Deus, e a intercessão de Nossa Senhora Aparecida, as bênçãos para esta nova “caminhada e missão evangelizadora que começa hoje, para que possamos sair daqui renovados no nosso ardor missionário”. Pediu também a colaboração de todos “nos âmbitos federal, municipal e estadual”. E finalizou pedindo “ao Cristo ressuscitado companhia nessa nossa nova missão”, finalizou.