Você está em:

Reunião do Conselho Pastoral reflete sobre a Igreja Sinodal nas muitas frentes da Arquidiocese de BH

Lembrando a caminhada esperançosa rumo à 7ª Assembleia do Povo de Deus (7ª APD),  o arcebispo dom Walmor presidiu reunião do Conselho Pastoral Arquidiocesano, realizada de modo telepresencial, na manhã deste sábado, 12 de abril. O arcebispo recordou o exitoso caminho sinodal que vem sendo vivenciado na Arquidiocese de Belo Horizonte, sublinhando as importantes contribuições do Conselho Pastoral Arquidiocesano.

O encontro foi iniciado com oração conduzida por Daniel Reis, assessor de liturgia no Secretariado Arquidiocesano de Liturgia (SAL). Em seguida o setor ambiental do Vicariato Episcopal para Ação Social, Política e Ambiental (Veaspam) explicou importantes pontos sobre a 6ª Romaria pela Ecologia Integral, que acontecerá na região central de Belo Horizonte (Avenida Afonso Pena), no dia 7 de junho, sábado: todas as instâncias e instituições da Arquidiocese estão unindo esforços, para de modo sinodal realizarem a Romaria, congregando as instituições e instâncias arquidiocesanas.

A reunião do Conselho contou com a oportuna reflexão de Dom Joel Maria que recordou a metodologia da 7ª Assembleia do Povo de Deus e sublinhou: “Já estamos vivenciando a APD na Arquidiocese de Belo Horizonte, uma expressão autêntica da Igreja Sinodal, com a participação de todos e todas as instâncias. Continuando, dom Joel destacando passagens bíblicas convidou os participantes  do encontro a se mobilizarem sobre a reflexão e debate de três questões fundamentais:

1- Em nossa Igreja Arquidiocesana, o que precisa de conversão pastoral?
2- Como está a presença e a participação das mulheres nos processos decisórios? Como melhorar essa participação?
3- Como compreender, motivar e viver, ainda mais, a espiritualidade sinodal?

Os participantes se reuniram em seis grupos para uma dinâmica de partilhas cujos resultados  foram organizados  e apresentados ao final. Logo após, Daniel Reis apresentou reflexões sobre a importância de se manter acesa a memória do Diretório Pastoral Litúrgico Sacramental, publicado pela Arquidiocese de BH, informando ainda sobre as as formações e encontros realizados nas regionais e, sobretudo, a mobilização das paróquias para a acolhida do Diretório.

Em seguida, Padre Roberto Rubens, vigário episcopal para Ação Social no Veaspam informou sobre importantes iniciativas de acolhimento e amparo aos mais pobres e sofredores realizados na Arquidiocese de Belo Horizonte, especialmente por meio dos Núcleos de Acolhida e Articulação da Solidariedade Pastoral (Naasps) e por meio das ações das pastorais sociais, apresentando os resultados de cada uma das iniciativas.

Finalizando a reunião do Conselho Pastoral com orações e agradecimentos a cada um, o arcebispo dom Walmor lembrou o grande empenho para a coesão das relações, que deve ser uma busca constante. Dom Walmor recordou um apelo filosófico gravado no pórtico de entrada do templo de Apolo, em Delfos, na Grécia: “Conhece-te a ti mesmo.”  O arcebispo sublinhou que somente conhecendo a nós mesmos seremos capazes de partilhar, para além de opiniões, a nossa história de vida, com força para qualificar as relações humanas, a espiritualidade e conversão sinodal.



Novidades do Instagram
Últimos Posts
Siga-nos no Instagram
Ícone Arquidiocese de BH