Assembleia do Conselho Episcopal do Regional Leste 2 – 3 a 5 de junho

Arcebispos, bispos e coordenadores diocesanos de pastoral participam do Conselho Episcopal de Pastoral do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) de 3 a 5 de junho, na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte. O tema central da Assembleia será “Evangelii Gaudium e os desafios da Evangelização”, motivado pela Exortação Apostólica do Papa Francisco Evangelii Gaudium.

O bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte dom João Justino de Medeiros Silva será assessor do encontro, contribuindo com as reflexões a partir do tema central. Também serão debatidos e refletidos temas como Análise de Conjuntura, com assessoria do padre Geraldo Martins; os Ecos da JMJ Rio 2013 e a Evangelização da Juventude no Regional Leste 2, com assessoria dos padres Evandro Bastos (secretário executivo do Regional Leste 2) e padre Sebastião Correa (assessor regional do Setor Juventude).

Na manhã de quarta-feira, 4, os participantes contarão com a presença do bispo auxiliar da arquidiocese de Brasília(DF) e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, para uma conferência sobre Espiritualidade das Diretrizes Gerais para a Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2011-2015.

Ao mesmo tempo em que será realizada a Assembleia, também será promovido o Encontro Regional dos Coordenadores Diocesanos de Pastoral do Leste 2. Na perspectiva da revitalização das paróquias e dos organismos de comunhão, o grupo irá se dedicar à reflexão e discussão dos Estudos da CNBB 104 – Comunidade de comunidades: Uma nova Paróquia.

A Casa de Retiros São José – Av. Itaú, 475, bairro Dom Bosco. Belo Horizonte/MG.

3 de junho – Terça-feira

11h – Chegada
12h – Almoço
14h – Abertura – Apresentação de Pauta Análise de conjuntura – Debate Assessor: Pe. Geraldo Martins