Assembleia CNBB: Dom Wilson apresenta trabalhos da Comissão para Doutrina da Fé

Dom Wilson Angotti, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, participou, na manhã desta quarta-feira, dia 7 de maio, sétimo dia da 52ª Assembleia Geral da CNBB, da exposição dos trabalhos da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB, da qual faz parte.

Uma das atividades organizadas pela Comissão foi a reunião com os presidentes de Associações de Teólogos no Brasil. Um estudo desenvolvido pela Comissão Teológica Internacional apontou três constatações, entre elas o crescimento da Teologia, seu pluralismo e fragmentação, como também as demandas de evangelização.

Em relação à situação teológica no Brasil, houve maior difusão na produção de conteúdo, porém com necessidade de diálogo e aprofundamento em torno de temas e métodos em vista da corresponsabilidade da teologia na missão evangelizadora da Igreja.

De acordo com dados do relatório apresentado pela Comissão da CNBB, o crescimento da teologia no Brasil pode ser observado no aumento do número de profissionais especializados nos vários campos da teologia e pelo volume de publicações na área. Outro aspecto destacado no estudo refere-se ao pluralismo dos discursos teológicos difundidos por meio de Associações e profissionais da teologia.

Dentro das perspectivas, foi identificads a necessidade do fortalecimento e a criação, no Brasil, de centros especializados de estudos nas várias áreas abrangidas pela teologia, na proposta de contribuir para formação sólida de presbíteros, religiosos e leigos.