[Artigo]Como ser catequista no seguimento do Cristo? – Neuza Silveira Secretariado Arquidiocesano Bíblico-Catequético de BH

A vida cristã, que nasce da fonte batismal, é trinitária. Assim, é na Santíssima Trindade que somos convidados a renovar o nosso compromisso de cristão e ser sinal para os outros no mundo, dando testemunho do nosso amor a Cristo

Ao falarmos do Cristianismo nos tempos atuais, a pergunta que mais nos aflige é: Como ser cristão nos dias de hoje, comprometer-se para a vida, ajudar os nossos catequizandos a encontrar um caminho seguro, sem violências, uma vida para ser vivida na igualdade e dignidade humana. Como ajudar? Como ser solidários?

O ponto de partida é Jesus Cristo – o centro da nossa fé. Somos seus seguidores.

Assim como Jesus enviou os seus discípulos para fazerem discípulos seus em todas as nações, assim, também nós, hoje, somos enviados pelo Mestre Jesus para levarmos o anúncio a todas as pessoas, ajudando-as a se constituírem discípulos de Jesus Cristo. Isto que dizer que nós catequistas, discípulos e discípulas de Cristo, somos enviados não só para transmitir ensinamentos, mas para tornar nossos catequizandos também discípulos, ensinando-os a observarem tudo o que Jesus ensinou enquanto estava na terra, com seus discípulos e os ensinava. (Mt 28,19s). Somos convidados, enquanto catequistas, a oferecer uma catequese com uma metodologia de inspiração catecumenal, uma linguagem atualizada, uma catequese integrada com a liturgia que possibilite o conhecimento dos símbolos, sinais e gestos litúrgicos, símbolos que fale ao ser humano e o ajude na transformação de sua vida, e o possibilite a adquirir um novo olhar sobre a realidade presente.

As palavras de Jesus: “Vós sois o sal da terra e vós sois a luz do mundo” (Mt 5,13-14) atestam a permanente missão dos seus discípulos no mundo, missão esta que se estende até hoje para todos os cristãos, aqueles que se dispõe a trabalhar no reino anunciado por Jesus e que já estava preparado desde a fundação do mundo (Mt 25,34c). Um modelo de comunhão com o Pai e de amor aos irmãos que consiste na vida e na obra de Jesus que nos é oferecida.

O que podemos fazer com esses ensinamentos, em nossa catequese?

Primeiramente, reconhecer que Jesus é o Cristo, o Filho do Deus vivo, assim como Pedro o fez (Mt 16,16). Depois, dar continuidade aos ensinamentos recebidos de Jesus à comunidade. Jesus é um amigo que está sempre pronto a nos visitar, a estar conosco, a caminhar conosco, a nos passar seus ensinamentos, mas sem nos impor sua presença, a sua livre iniciativa de estar conosco leva em consideração a nossa liberdade de filho de Deus criado à sua imagem.

Qual é o ensinamento de Jesus?

Jesus ensinou como deveria ser a comunidade dos seus discípulos e das suas discípulas. Ele disse: a comunidade pode ser pequena, começar apenas com dois ou três, mas tem que ter boa acolhida e união. Acolhida e proteção aos pequeninos. O perdão é a característica fundamental e permanente. Ensinou os mandamentos, especialmente o amor aos inimigos. Orientou sobre o modo correto de dar esmolas, de fazer orações e de jejuar. Insistiu para que suas palavras fossem ouvidas e colocadas em práticas.

Assim também Jesus definiu a sua Igreja: uma comunidade acolhedora, justa, fraterna. Uma comunidade que gera vida, promove a paz e invade corações humanos. Uma comunidade que somos nós que, à luz do Espírito, vamos construindo-a. Vamos dando continuidade à obra de Jesus depois da sua Ressurreição e envio do Espírito Santo, para que permaneçamos sempre na sua Luz.

A formação da religião cristã, o Cristianismo, nos oferece um conteúdo de fé que irá dar direcionamento ao nosso caminhar. A Palavra de Deus, fonte desse conteúdo, nos orienta para o caminho da felicidade que se encontra na promessa de Jesus feita a todos os que buscam a Deus de coração sincero. Mostra o fim último ao qual Deus nos chama: ao Reino, à visão de Deus, à participação na natureza divina, à vida eterna, à filiação divina, ao repouso em Deus, ou seja, fazer o caminho deixando-se conduzir pelos mistérios da fé cristã.

Como está caminhando a sua comunidade? E a catequese? Que imagem de Deus está sendo vivenciada na comunidade?

O projeto de nossa vida humana e cristã tem muito a ver com o conceito e com a imagem de Deus que cultivamos. Não podemos esquecer que nosso Deus é um Deus que ama e é amado. O fundamento de nossa fé é em pessoas em comunhão: Deus uno e Trino. Nosso Deus não é solidão. É comunhão. Assim, ser imagem e semelhança de Deus é também trazer no coração o desejo de ser comunidade. E, o grande amor de Deus que fecunda a comunhão nos impulsiona para fecundar e transformar a sociedade na qual vivemos. Quanto mais nos empenhamos em viver bem em comunidade, mais nos aproximamos do amor comunhão do nosso Deus.

A vida cristã que nasce da fonte batismal é trinitária. E, assim, é na Santíssima Trindade que somos convidados a renovar o nosso compromisso de cristão e ser sinal para os outros no mundo, dando testemunho do nosso amor a Cristo, quando o manifestamos aos nossos irmãos/catequizandos.

É assumindo a nossa vida de cristão, vivendo a nossa fé neste Deus que, tendo se encarnado, se fez nosso companheiro e irmão, que poderemos continuar sendo Sal e Luz na comunidade. E por meio das nossas obras o Pai possa ser glorificado.

Viver em comunhão com Cristo, no memorial da sua Páscoa, desperta em nós o dever de fazer-se missionário para o anuncio da Boa-Nova de Jesus Cristo.

Anunciar, fazer ecoar a mensagem de Jesus na vida dos nossos catequizandos para que todos possam fundamentar e edificar com sabedoria a sua vida, na escuta e prática da Palavra de Jesus.

Faça uma leitura das Bem aventuranças, no Evangelho segundo Mateus (5,1-17).

Neuza Silveira de Souza
Secretariado Arquidiocesano Bíblico-Catequético de Belo Horizonte