Você está em:

[Artigo] O Natal está chegando – Neuza Silveira

É tempo de Natal. As luzes da cidade nos chamam para apreciar a beleza desse tempo. As luzes daquele que nasce nos chamam para apreciar a beleza de nós mesmos, olhar para nossa interioridade e dela deixar fluir raios de luz para o outro, aquele que, juntamente conosco, estará também celebrando esse dia.

Você está preparado para celebrar esse Natal?

O tempo do Advento que percorremos até aqui nos favorece o encontro com Cristo que veio, que vem e que virá glorioso. Iniciamos com o momento da vigia. Está vindo aquele que sempre vem e precisamos ficar atentos para perceber os sinais de sua presença no meio de nós. Coração atento para escutar a voz do mestre interior e o ressoar de seus passos.

Caminhando vamos nos encontrar com o profeta Isaias que traz esperança e nos convida a ter confiança e acreditar na palavra do Senhor. O Evangelista Marcos também apresenta a missão de João Batista que anuncia a chegada do Salvador. Na caminhada desse tempo, também nos encontramos com o apóstolo Paulo que nos convida à vivência de algumas atitudes como: alegria orante; esperança e expectativa por algo de bom que está por vir.

Esse tempo desperta nossas sensibilidades, nos tornam vulneráveis às coisas de Deus e mais abertas e acolhedoras para as necessidades dos outros! Isto porque é nesse caminho que procuramos entender o porquê do despojamento de Jesus por todos nós. Pode-se constatar que é esse nascimento, a encarnação de Jesus, o lugar onde acontece o grande despojamento de Deus. Isto, muitas vezes, fica esquecido. Fala-se mais em presentes, em roupas elegantes, vê o Natal como um período de férias para viajar em busca de lugares bonitos e esquecemo-nos do seu próprio sentido.

O “espírito natalino” nos propõe um exame de consciência.

Vejamos o que nos ensina São Paulo, em Filipenses: “Ele, existindo em forma divina, não considerou como presa a agarrar o ser igual a Deus, mas despojou-se, assumindo a forma de escravo e tornando-se semelhante ao ser humano” (Fl 2, 6-7).

Podemos também ver a proclamação de São Paulo em sua carta aos Gálatas: “Quando chegou a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de uma mulher”. Esse é o grande presente de Natal para nós. Deus que quis nascer e crescer e uma família como nós e assim nos fazendo caminho de encontro com a humanidade.

São João, ao iniciar o Evangelho, assim diz: “E a Palavra se fez carne e veio morar entre nós. Nós vimos a sua glória, glória como do filho único da parte do Pai, em plenitude de graça e de verdade” (Jo, 1,14). Jesus é a luz verdadeira que vindo ao mundo a todos ilumina” (Jo 1,9).

Assim como João Batista vem preparando o caminho para a chegada do Senhor, assim nós somos chamados a dar continuidade a essa preparação do caminho e nos preparar, interiormente, com alegria, para a chegada do menino-Deus. Caminhemos com alegria!

Neuza Silveira de Souza. Coordenadora do Secretariado Arquidiocesano Bíblico-Catequético de Belo Horizonte.



Novidades do Instagram
Últimos Posts
Siga-nos no Instagram
Ícone Arquidiocese de BH