Você está em:

[Artigo] Jesus nos ensina como viver no Reino de Deus – Neuza Silveira

COMO ANDA A NOSSA VIDA?

Estamos vivendo um grande momento na nossa Igreja. Fazendo a experiência de um tempo maior – o Tempo Pascal – fomos preparados por Jesus, assim como os discípulos de seu tempo, para ir anunciar o Evangelho, ou seja, a mensagem da paixão, morte e ressurreição, o querigma, centro da fé cristã. Somos chamados a dar testemunho da nossa fé e continuar a obra do Senhor. Partindo desses momentos e olhando ao redor de nossa vida cotidiana, somos chamados a pensar no processo da nova evangelização, ou seja, como evangelizar hoje? A importância de continuar com a reflexão sobre a catequese como processo de iniciação à vida cristã, uma interação “fé e vida” permanece. A mensagem central da evangelização recebida de Jesus Cristo, fortalece essa inter-ação entre a experiência de vida e a formulação da fé.

Para bem viver esta relação Jesus nos convida a entrar no Reino de Deus. Mas onde este Reino se encontra? O Reino de Deus não é um território, mas um reinado de Deus. Onde se faz a vontade de Deus, está o Reino de Deus.

Vamos conversar um pouco sobre esse reinado. O que está acontecendo em nossa casa, em nossa escola, no nosso trabalho, no nosso bairro, na nossa comunidade que está nos impedindo de ver o Reino de Deus acontecer.

E o que está acontecendo para que o Reino de Deus se torne visível?

Deus enviou seu filho Jesus com a missão de restabelecer o seu Reino na Terra. Portanto, quando reconhecemos Jesus como aquele que caminha conosco e decidimos viver a vida de obediência que Jesus mesmo viveu, entramos no espaço do Reinado de Deus.

ILUMINAR COM A LUZ DA FÉ

Jesus nos ensina o caminho.

O Reino de Deus foi inaugurado na Terra quando Jesus veio a este mundo e o estabeleceu entre os homens. Sabemos que este Reino oferece muitas alegrias, mas também há muitas exigências para aqueles que querem entrar e permanecer nele. Vamos fazer a leitura do texto Lc 6, 20–49. O que vocês descobriram nesta leitura?

Esta leitura nos ajuda a realizar as mudanças em nossa vida percebendo como devemos agir junto aos nossos irmãos na fé, e assumir nossos compromissos cristãos.

O versículo 6,20 diz: Erguendo então os olhos para os seus discípulos, dizia: “Bem aventurados vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus”. MT 5.3, “Bem aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos Céus”. Jesus está se referindo à pobreza de espírito, que em outras palavras tem a ver com humildade, simplicidade, modéstia.

Lc 16, 19-31, “O pobre da parábola do Rico e o Lázaro”. Lucas deixa claro que esse pobre praticou a obediência aos ensinamentos de Moisés e dos profetas, ouvindo-os. (Um tempo para fazer esta leitura).

Muitos são os ensinamentos de Jesus.

Ele nos ensina que o Reino vai se constituindo com o caminhar da história de cada um: Ele diz: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para evangelizar os pobres. …enviou-me para restituir a liberdade aos oprimidos” (Lc 4,8); “Os cegos recuperam a vista, os coxos andam, os leprosos são purificados e os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e os pobres são evangelizados. E bem aventurado aquele que não ficar escandalizado por causa de mim!” (Mt 11, 5-6).

Estes ensinamentos nos levam a perceber o que Jesus estava querendo nos dizer: Sem a humildade, a simplicidade, sem aquela confiança no amor de Deus, assim como uma criança que confia no amor do pai, as pessoas não estão aptas para entrar no Reino dos Céus.

Muitas são as exigências para entrar no Reino. A realidade atual dificulta o caminho, mas na certeza do amor de Deus o caminho se faz.

O NOSSO AGIR DIANTE DA REALIDADE

Temos a coragem de viver as exigências do Reino? Quais são as exigências que nos custam mais? Por quê? Vamos refletir nestes dias sobre as dificuldades que encontramos. Como podemos reagir a elas? Vamos caminhar na certeza de que o Espírito do Ressuscitado nos ajuda e nos capacita para vislumbrar os caminhos do Senhor e nele permanecer.

CELEBRAR

Vamos voltar à leitura do texto do Evangelho. Vamos prestar atenção nas palavras de Jesus e suas ações. Vamos ficar um pouco em silêncio. Nesse momento vamos elevar nossa oração a Deus, uma prece espontânea conforme nossa necessidade. Se estiver em casa, partilha com a família. Se estiver no trabalho, partilha com os colegas e ou amigos. Ou, ainda, partilha em grupos reunidos em oração, reze e encerra seu momento orante com um canto que fale sobre o Reino de Deus. (Sugestão: Buscai primeiro o Reino de Deus).

Neuza Silveira de Souza. Coordenadora do Secretariado Arquidiocesano Bíblico-Catequético de Belo Horizonte.



Novidades do Instagram
Últimos Posts
Siga-nos no Instagram
Ícone Arquidiocese de BH