No artigo e podcast da Rádio Itatiaia, publicados dia 11 de novembro, o arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, reflete sobre os desafios do mundo contemporâneo: a vida corrida, as exigências de todos os tipos e rotinas aceleradas por múltiplas e desgastantes atividades que acabam por gerar um alto nível de ansiedade nas pessoas. “A fé em Jesus ensina-nos a saber esperar, a ter paciência, fortalecendo-nos a cada dia para enfrentarmos os desafios”.
A cada semana, a Rádio Itatiaia publica a Coluna Fé, nos formatos de texto e de podcast, com reflexões de dom Walmor sobre a espiritualidade e a fé cristã católica. A coluna também é transmitida para emissoras da Rádio Itatiaia no interior de Minas Gerais.
Acompanhe a publicação na íntegra:
Saber esperar
A ansiedade pode encontrar antídoto na vivência adequada da espiritualidade
Saúde e paz!
O Brasil está entre os países com maior número de ansiosos do mundo. Um adoecimento crescente, que merece ser tratado a partir de diferentes abordagens. Trata-se de fenômeno complexo, que merece a atenção de autoridades, profissionais do campo da saúde, estudiosos e famílias. Um aspecto muito importante merece ser considerado no enfrentamento dos transtornos de ansiedade: viver, adequadamente, a espiritualidade.
A ansiedade relaciona-se também com a incapacidade para saber esperar o que está por vir. Sem vivenciar adequadamente a espiritualidade, o ser humano deposita suas esperanças no desejo pelo poder, pelas riquezas. Almeja, assim, uma felicidade passageira. O tempo, cedo ou tarde, leva embora esses bens efêmeros. Busquemos, pois, uma esperança fidedigna, alicerçada na fé em Jesus – a vida que supera a morte.
A fé em Jesus ensina-nos a saber esperar, a ter paciência, fortalecendo-nos a cada dia para enfrentarmos adversidades. Possamos aprender com Jesus, conquistando cada vez mais serenidade.
Ele, Cristo Rei, nosso Mestre, abençoe a sua vida e a sua família.
Especial abraço, com apreço.
Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte