Você está em:

Artigo: Cristo, centro da catequese – por Neuza Silveira

A Palavra de Deus na Bíblia nos ajuda a aproximar do seu mistério, que deve ser acolhido e aquecido no coração de todos. É ele mesmo que desperta no ser humano o desejo de guardá-lo no seu coração. É Ele também que desperta em nós o desejo de chamar as pessoas para dar-lhes a conhecer a sua beleza.

Caminhando com a leitura da Bíblia em suas várias formas de interpretação, vimos como podemos ser introduzidos no mistério de Deus, ou nos deixar conduzir pelos vários níveis de leitura que fazemos: Oração, Liturgia, Catequese, Teologia, Exegese.

Apresentamos uma das formas de Oração, a “Leitura Orante” que nos leva a estar em sintonia com Deus. Ajuda a despertar para o fascínio do divino acolhendo-o com simplicidade e deixando-o manifestar-se nesse encontro. E ele o faz, precisamente por meio dos mais pobres. A oração o chama para o nosso meio, e ele se aproxima à medida que vamos permitindo com uma oração simples, sincera e cheia de amor. Uma oração que nos permita, ao mesmo tempo em que olhamos para fora, para a nossa realidade e para o irmão que nela se encontra, também olharmos para dentro de nós mesmos, podendo, assim, perceber esta aproximação de Deus.

Quando nos colocamos atentos às exigências da revelação expressas na própria Bíblia e na fé da Igreja, podemos exercer o nosso papel missionário: cuidar das coisas de Deus que se encontram espalhadas, percorrendo caminhos que possibilitem a realização de encontros, a partilha de experiências do mistério de Deus, o acontecimento do encontro com Cristo, testemunhando-o e anunciando-o de pessoa a pessoa, de comunidade a comunidade, e da Igreja até às periferias da vida.

Cristo é o cento da catequese

Esse anúncio, nós, catequistas, podemos fazê-lo, pois no centro da nossa catequese encontramos essencialmente a pessoa de Jesus de Nazaré, filho do Pai. Ele, depois de ter passado um tempo aqui na terra, foi morto e agora, ressuscitado, vive conosco para sempre. A Catequese, de fato, tem por objetivo último fazer escutar e repercutir a Palavra de Deus. (Catequese Renovada, nº 31). Como um processo de educação permanente para a comunhão e a participação na comunidade de fé, a catequese faz redescobrir a importância fundamental da iniciação cristã, e o lugar primordial a comunidade nela ocupa.

A Bíblia é o livro da catequese por excelência (catequese renovada 26, nº 154). O catequista deve fazer uma catequese inteiramente baseada na Bíblia, buscando na Palavra de Deus a base do ensinamento transmitido ao catequizando. Por isso, é indispensável que tenha profundo conhecimento da sagrada escritura e considere que a leitura da Bíblia é uma opção de vida. Quanto mais a lemos, mais enriquecemos nossa experiência de vida e vivência da fé, mais preparo adquirimos para adentrar na mensagem bíblica.

É a Palavra de Deus que ilumina a nossa realidade. Ela é exigente, mas traz também estímulo, confiança, alimento para a fé. Sua mensagem fundamental é o mistério da vida, da história, do Deus sempre imprevisível.

A Palavra de Deus nos ajuda a caminhar com nossos catequizandos na vivência da oração, e essa nos leva à ação.

Oração do Catequista

Senhor, tu me chamaste a ser catequista na tua Igreja nesse imenso Brasil, na tua comunidade que também é minha. Tu me confiaste a missão de anunciar a tua palavra, de denunciar o pecado, de testemunhar, pela minha própria vida, os valores do evangelho. Recuo diante do teu chamado. É pesada, Senhor, a minha responsabilidade. Mas, se me escolhestes, confio na tua graça. Caminharemos juntos, Senhor, tu, apoiando-me, iluminando-me; eu, colocando-me à tua disposição, à disposição da tua Igreja, preparando-me, atualizando-me sempre mais para servir melhor o teu povo. Faze-me teu instrumento para que venha o teu reino, reino de amor e paz, de fraternidade e justiça, reino, onde Deus será tudo em todos. Amém.

 

Neuza Silveira de Souza

Coordenadora da Comissão Arquidiocesana Bíblico-Catequética de BH

 

Neuza Silveira de Souza 
Coordenadora da Comissão Bíblico-Catequética da Arquidiocese

Artigo originalmente publicado no Jornal Opinião e Notícias digital

Assinatura gratuita- Para receber o Opinião e Notícias em seu e-mail, CLIQUE AQUI



Novidades do Instagram
Últimos Posts
Siga-nos no Instagram
Ícone Arquidiocese de BH