Articulação da Pastoral da Comunicação no Regional Leste 2 da CNBB

Com o objetivo de compreender e refletir a identidade da Pastoral da Comunicação (PASCOM) em um novo cenário cultural, o Regional Leste 2 da CNBB promoveu no dia 15 de março, o I Encontro Regional da Pastoral da Comunicação , na Casa de Retiro das Irmãs Sacramentinas, em Belo Horizonte.

O Encontro contou com a presença do presidente da Comissão para o Serviço da Justiça, da Caridade, da Paz, para a Educação e a Comunicação do Regional Leste 2 e bispo diocesano de Colatina Dom Décio Zandonade, alem de cerca de 35 participantes, entre representantes das PASCOMs diocesanas, religiosos e profissionais da área de comunicação.

A condução do Encontro ficou a cargo da assessora de Comunicação da CNBB Nacional , Ir. Élide Fogolari, que destacou a importância da PASCOM ser uma ação organizada em diversos níveis com a comunidade, paróquias, prelazias, dioceses e regional. Para Ir.Élide a PASCOM não é uma pastoral a mais, mas sim um instrumento que dá sentido as atividades existentes na comunidade. “ A PASCOM está sempre pronta a servir, a fim de aproximar as pessoas a partir de uma linguagem adequada e eficaz, que se ocupa com os meios e processos de Comunicação”, avalia.

O Encontro foi ainda um momento de compartilhar experiências significativas sobre a atuação das PASCOMs, alem de propiciar os primeiros apontamentos na elaboração de um Projeto da PASCOM do Regional Leste 2, pautado no Projeto Nacional da Pastoral da Comunicação , a partir dos eixos: articulação, formação e espirutualidade.

Ao final , foram apresentadas três propostas de planejamento para animar e articular a PASCOM em âmbito regional , (arqui)diocesano e paroquial do Regional Leste 2, que resultará em um Documento a ser apresentado na próxima Assembleia Regional de Pastoral do CONSER LESTE 2, em novembro de 2010.