Arquidiocese investe em obras de revitalização do Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade

Em julho vamos celebrar o cinquentenário da proclamação oficial de Nossa Senhora da Piedade como padroeira de todos os mineiros.

Para isso a Arquidiocese está empenhada em intensificar e melhorar ainda mais todas as ações de proteção e preservação do conjunto arquitetônico do Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade - um grande dom de Deus.

Os esforços de revitalização incluem o cuidado e o melhoramento de toda a infraestrutura do Santuário Estadual (incluindo as áreas utilizadas pelos fiéis, como restaurante, pousada, cafeteria), destacando a restauração da Ermida e Igreja Nova. O objetivo central é o de tornar este espaço abençoado ainda melhor para as peregrinações dos fiéis: proporcionando momentos de reflexão, paz, vivência espiritual e completo aproveitamento da beleza singular de todo o conjunto paisagístico do Santuário. Os espaços serão também estrategicamente sinalizados para permitir um harmonioso ambiente de convívio.

O Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade é uma opção especial para quem procura um momento de contemplação e contato com a natureza. Localizado a 48 km de Belo Horizonte e a 16 km de Caeté, num cenário de riquíssima beleza natural, no alto da montanha, a 1746 metros acima do nível do mar. Além de ser propício para a reflexão e a oração, é um convite para o encontro com Deus.

“No coração do tesouro da fé mineira e de sua mais genuína religiosidade, multissecular, está um lugar e uma referência a uma pessoa. Este lugar e esta pessoa apontam e desvelam o mais recôndito das razões da mineiridade ancorada na fé. Uma fé que dá forma aos hábitos e costumes, gerando sentidos e jeito próprio de ser. O lugar é a Serra da Piedade, na região metropolitana de Belo Horizonte, município de Caeté, e a pessoa é Nossa Senhora, a Mãe de Deus, ali invocada sob o título significativo de Nossa Senhora da Piedade, referência ao mistério central da salvação dos que creem em Cristo, sua paixão, morte e ressurreição. Um trecho da oração de consagração reza: “No alto da Serra da Piedade, magnífica arquitetura divina, herança nossa que vamos sempre preservar e defender, pusestes, Mãe da Piedade, vossa casa de clemência e bondade, Santuário Estadual de Minas Gerais; em vossa imagem veneranda, nos ensinais o amor infinito de Jesus, Filho amado, que dá sua vida para que todos tenham vida, ensinando-nos a depositar em Deus Pai toda confiança, dóceis à ação amorosa e terna do Espírito Santo”.  (Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte)

A Semana Jubilar Missionária será celebrada do dia 24 de julho a 1º de agosto no Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade.