Arquidiocese elabora síntese da pesquisa sobre as famílias

A Arquidiocese de Belo Horizonte, em comunhão com o Papa Francisco, ouviu fiéis sobre as principais questões da atualidade. Por meio do Vicariato Episcopal para a Ação Pastoral, a Arquidiocese  convidou todos a responderem  o questionário sobre a missão evangelizadora da Igreja para a família. As respostas foram enviadas até o dia 10 de janeiro. Foram recebidos 500 questionários preenchidos.

Cada comunidade paroquial recebeu a versão impressa do questionário, publicado também no site da Arquidiocese de Belo Horizonte. Grupos e indivíduos refletiram sobre as nove questões básicas e enviaram relatórios pelo correio, por e-mail e pelo questionário disponibilizado no site. Fiéis de diversas cidades do Brasil e do exterior responderam, por meio do site da Arquidiocese de BH, ao questionário sobre as famílias.

Uma comissão de assessores do Vicariato irá apurar as respostas e um texto será formatado para envio para a CNBB. A iniciativa do Vaticano tem o objetivo de preparar a 3ª Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos sobre a Família. As informações coletadas serão utilizadas na preparação da Assembleia convocada pelo Papa Francisco para o período entre os dias 5 a 19 de outubro de 2014, com o tema “Os desafios da família no contexto da evangelização”.