Arquidiocese de Mariana celebra os 80 anos de nascimento de dom Luciano – 5 de outubro

A Arquidiocese de Mariana celebra o aniversário de 80 anos de nascimento de dom Luciano Mendes de Almeida, SJ – uma homenagem muito especial.

No dia 5 de outubro, às 18h30, dom Geraldo Lyrio Rocha, arcebispo de Mariana e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), preside a Celebração Eucarística em memória aos 80 anos de nascimento de dom Luciano Mendes de Almeida, na Catedral Basílica de Nossa Senhora da Assunção, Centro
Histórico de Mariana (MG).

Após a celebração, será inaugurado o Centro Cultural Arquidiocesano dom Frei Manuel da Cruz e o Centro de Documentação Dom Luciano Mendes de Almeida, no  Palácio dos Bispos. Na mesma noite, acontece o lançamento do livro “Dom Luciano, especial dom de Deus“, da autora mineira, jornalista e professora, Margarida Drumond de Assis.

Dom Luciano foi arcebispo de Mariana durante 18 anos e morreu no dia 27 de agosto de 2006.

Livro

O livro “Dom Luciano, especial Dom de Deus” é uma obra com 1022 páginas, publicado pela Editora da Universidade Cândido Mendes (Educam), do Rio de Janeiro. Segundo Margarida Drumond, do processo inicial até a edição, foram mais de três anos de trabalho, com pesquisas e entrevistas, em Brasília, Mariana, São Paulo, Bogotá, na Colômbia, Roma, Florença e Turim, na Itália, locais de referência sobre Dom Luciano.