Arquidiocese de BH no Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação – Aparecida (SP)

A Arquidiocese de Belo Horizonte participará do Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação, de 21 a 24 de julho, em Aparecida (SP). Representantes da Assessoria de Comunicação e Marketing da Arquidiocese de BH e Rede Catedral estarão presentes e ministrarão palestra sobre o tema: Jornal impresso: da forma ao discurso.

O Jornal de Opinião, da Arquidiocese de Belo Horizonte venceu o concurso deste ano de comunicação da CNBB, com o prêmio Dom Helder Câmara. A premiação será transmitida ao vivo, direto do Encontro Nacional da Pascom, no dia 23 de julho.

O evento reunirá comunicadores profissionais de todo o Brasil, além de leigos e voluntários da Pastoral da Comunicação (Pascom). O evento contará também com a participação de bispos responsáveis pela comunicação e coordenadores regionais, diocesanos e paroquiais da Pascom. Podem ainda participar do Encontro Nacional, sacerdotes, religiosos, seminaristas e leigos que desejam refletir, pensar e planejar a comunicação para anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo a todos.

Durante o encontro, os participantes assistirão palestras voltadas para sua área de atuação, e sobre as novas tecnologias da informação. A palestra de abertura terá como tema:  “Igreja e comunicação: desafios e necessidades”, assessorada pelo arcebispo do Rio de Janeiro e presidente da Comissão Episcopal para a Educação, Cultura e Comunicação Social da CNBB, dom Orani João Tempesta. No segundo dia, terão espaço, discussões em torno das “Novas tecnologias e novas mídias: inclusão e exclusão digital”; “Televisão: sua inserção no cotidiano dos indivíduos”; “Rádio: a arte de falar e ouvir”; “Telenovela: criação, produção e apresentação”; “Telenovela: a arte e a representação”. Os temas ligados a novelas terão a assessoria de atores renomados, com Taís Araújo e Eriberto Leão, da Rede Globo.

No dia 23, as temáticas voltadas para a internet e as novas mídias sociais serão apresentadas e discutidas a partir de temas como “Internet: porta de entrada para a evangelização no mundo globalizado”; “web: novas ferramentas do mundo digital para constituir rede na Igreja do Brasil” e “web: ferramentas de formação e qualificação para os agentes de pastoral”. O secretário geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, tem uma rápida participação no evento, no sábado, 24. Ele vai colaborar com uma reflexão sobre as “Políticas de Comunicação na CNBB”.

Confira também: