Arquidiocese de BH intensifica ações de amparo à população de rua no inverno

Opinião e Notícias – Com as previsões de um inverno mais rigoroso neste ano de 2018, a Acolhida Solidária Dom Luciano Mendes de Almeida, que integra o Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política da Arquidiocese de Belo Horizonte, realiza a campanha de arrecadação de roupas, agasalhos e cobertores para ajudar as pessoas mais pobres e necessitadas.

Essa é uma das importantes iniciativas da Acolhida Solidária dentre tantas outras que se estendem durante todo o ano, no amparo a dependentes químicos, pessoas que vivem nas ruas, vítimas de violência domésticas, crianças e idosos em vulnerabilidade social. Assim, tornou-se referência para quem precisa de ajuda.

Todos os anos, quando o inverno se aproxima, a Arquidiocese de BH intensifica suas ações de amparo aos mais pobres. Atende aqueles que procuram a Acolhida Solidária, em sua sede, e por meio da Pastoral de Rua, indo ao encontro dos mais vulneráveis que costumam dormir ao relento.

Levar os agasalhos e cobertores doados pela população até as pessoas em situação de rua integra um conjunto de ações que são realizadas durante todo o ano, pois um importante trabalho de promoção humana e social é realizado continuadamente.

Durante todo o ano, os agentes da Pastoral encontram-se pelo menos três vezes por semana com as pessoas em situação de rua. Uma vez na semana o Grupo Operativo reúne-se para discutir questões relativas ao cuidado com a saúde com foco o abuso de drogas; outros dois dias são dedicados a uma dinâmica de conversa sobre a realidade das ruas, direitos e violações.

Uma vez por semana, os próprios moradores da rua organizam uma sessão do Cine Pipoca. São eles que escolhem o filme, fazem um rateio para cobrar o milho e, ao final da exibição conversam e refletem sobre o que assistiram. E o domingo é dia de vivência da mística e da espiritualidade, com reflexões sobre o evangelho do dia; também é dia de lazer e interação entre o povo da rua e os agentes da Pastoral.

As doações para a Acolhida Solidária Dom Luciano Mendes de Almeida podem ser entregues na Mitra Arquidiocesana – Avenida Brasil, 2079, bairro Savassi – e na sede do Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política- Rua Além Paraíba, 208, bairro Lagoinha, Belo Horizonte/MG.
Outras informações: (31) 3422-7141 ou (31) 3269-3155. Também pelo site: www.arquidiocesebh.org.br/social

PARA ASSINAR GRATUITAMENTE O JORNAL OPINIÃO E NOTÍCIAS DIGITAL,  INFORME,  SEU E-MAIL NO FINAL DESTA PÁGINA