Arquidiocese de BH celebra o Dia Mundial dos Pobres com programação especial e partilha do pão

Com o tema “Sempre tereis pobres entre vós” (Mc 14, 7), o 5º Dia Mundial dos Pobres – 14 de novembro, será celebrado pela Arquidiocese de Belo Horizonte com programação especial. No sábado, 13, na Catedral Cristo Rei, às 10h, haverá momento de oração presidido pelo Arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo. O arcebispo participa em  seguida de partilha de refeições com pessoas em situação de rua, amparadas pela Pastoral de Rua da Arquidiocese de Belo Horizonte. Refeições também serão oferecidas à famílias pobres que vivem na região da Catedral Cristo Rei, dentro da iniciativa “Dai-lhes vós mesmos de comer”. O almoço para essas famílias será preparado na Catedral e, com o auxílio de um veículo, entregue nos lares que enfrentam a fome.

No domingo, 14, às 10h30, a Santa Missa  na Catedral Cristo Rei será presidida por dom Walmor, com reflexão sobre os pobres e a desigualdade social. Participam da celebração famílias amparadas pela Arquidiocese de Belo Horizonte e moradores de vilas e favelas. A Celebração Eucarística também será seguida de  partilha do almoço.

Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição dos Pobres

No dia 10 de novembro (quarta-feira), o Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição dos Pobres, no bairro Lagoinha,  ofereceu almoço aos moradores de rua e pessoas em vulnerabilidade social. A ação foi promovida pela  Veaspam, juntamente com a Defensoria Pública e Comunidades Cristãs.

“Ano Santo extraordinário”

O Dia Mundial dos Pobres foi instituído em toda a Igreja pelo Papa Francisco, em 2016, ao final do Jubileu da Misericórdia. A data é celebrada anualmente no penúltimo domingo do ano litúrgico, que em 2021 será 14 de novembro. “Como mais um sinal concreto deste Ano Santo extraordinário, deve-se celebrar em toda a Igreja, na ocorrência do 33º Domingo do Tempo Comum, o Dia Mundial dos Pobres”, escreveu Papa Francisco na carta apostólica Misericordia et misera, que marcou o fim do Jubileu.

Data: 13/11 – Sábado
Local: Catedral Cristo Rei
O que acontece: Momento de Oração presidido pelo Arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo seguido pela partilha de refeição com a população em situação de rua.
Também será preparado almoço para famílias amparadas pela ação “Dai-lhes vós mesmos de comer”, desenvolvida na Catedral Cristo Rei.

Data: 14/11 – domingo
Local: Catedral Cristo Rei
Horário: 10h30
O que acontece: Santa Missa presidida por dom Walmor, seguida pela partilha de refeições com moradores de vilas e favelas.