Arquidiocese de BH celebra 96 anos de evangelização e serviços à comunidade

A Arquidiocese de Belo Horizonte celebra 96 anos de história no dia 11 de fevereiro,   Dia Mundial dos Enfermos e de Nossa Senhora de Lourdes. Na Comunidade Santa Efigênia, da Paróquia São Domingos, bairro Ribeiro de Abreu, dom Edson Oriolo preside Celebração Eucarísitca às 17h. Em Sabará, dom João Justino celebra Missa às 18h, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

Uma das importantes iniciativas na celebração desta data é a produção de um vídeo, que envolveu pessoas das diversas comunidades de fé da Arquidiocese. A apresentação desse trabalho é um presente para todos que no dia a dia, com seu empenho, dedicação e com suas orações, ajudam a edificar a nossa Igreja.

Dentro das celebrações dos seus 96 anos, a Arquidiocese divulga a música do Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra. A canção, composta pelo arcebispo dom Walmor, também será apresentada, brevemente, em um vídeo, no site da Arquidiocese e em redes sociais.

Atuante nas comunidades de forma a contribuir para a mudança e melhoria da vida das pessoas, a Arquidiocese de Belo Horizonte desenvolve importantes ações, com a participação de suas comunidades de fé e das quase 300 paróquias situadas nos 28 municípios da região metropolitana de BH.

O trabalho pastoral, que a partir deste ano é norteado pelo Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra, fruto da 5ª Assembleia do Povo de Deus, é enriquecido por importantes investimentos no cuidado social, na educação,  na cultura e arte, sempre de modo a contribuir  para tornar a sociedade mais justa e fraterna.

A Diocese de Belo Horizonte foi criada em 11 de fevereiro de 1921 pelo Papa Bento XV. Em 1º de fevereiro de 1924, o Papa Pio XI, por meio da bula “Amunus nobis ab Aeterno Pastorum Príncipe”, elevou a capital mineira à categoria de Arquidiocese e seu bispo a arcebispo. Na época, Belo Horizonte foi a terceira província eclesiástica de Minas Gerais.

Desde a sua criação, estiveram à frente da Arquidiocese os arcebispos: dom Antônio dos Santos Cabral, dom João Resende Costa, dom Serafim Fernandes de Araújo e, atualmente, dom Walmor Oliveira de Azevedo, que assumiu a Arquidiocese no dia 26 de março de 2004. O Arcebispo conta com a importante ajuda dos bispos auxiliares dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, dom João Justino de Medeiros Silva e dom Edson José Oriolo dos Santos.