O Papa Francisco nos pede o compromisso de sermos semeadores de esperança na vida daqueles que mais precisam de ajuda, neste Ano Santo. O tempo jubilar não se resume apenas a um evento litúrgico, mas também deseja ser um grito profético para um mundo que precisa tanto de esperança. É um convite à solidariedade, para que todos, unidos como irmãos e irmãs, possam construir um mundo mais justo e fraterno. Com base nessa compreensão, o Papa Francisco apresentou diversos apelos em sua Bula de Proclamação do Jubileu, nos convidando a acolhermos os sinais de esperança, são eles:
- Apelo à paz em um mundo de guerra.
- Atenção aos privados de liberdade.
- Cuidado dos enfermos.
- Atenção aos idosos.
- Responsabilidade familiar pela transmissão da vida e educação dos filhos.
- Acompanhamento dos jovens.
- Acolhida aos migrantes.
- Solidariedade com os pobres.
Ano Jubilar
Convocado pelo Papa Francisco, o Ano Jubilar 2025, a partir da bula “Spes non confundit” (A esperança não engana), é inspirado pelo tema “Peregrinos da Esperança”. Na tradição da Igreja Católica, um Jubileu é tempo especial de graça, conversão e renovação espiritual. Em todo o mundo, os fiéis são chamados a refletir sobre o valor da esperança em um mundo marcado por inúmeros desafios e incertezas, e a fazer uma peregrinação – caminhada interior em busca de renovação e encontro com Deus. O Jubileu da Esperança também incentiva a solidariedade, a paz e o perdão, enquanto os peregrinos são convidados a testemunhar a fé com esperança e a viver um “Ano Santo”.
Peregrine pelas igrejas jubilares da Arquidiocese de BH
As igrejas jubilares da nossa Arquidiocese preparam com muito carinho programação especial para o Ano Santo de 2025, com o objetivo de acolher os fiéis que buscam vivenciar o exercício espiritual da peregrinação.
Encontre as Igrejas Jubilares neste mapa especial que preparamos para você peregrino(a): clique aqui! 📲