Ano Jubilar Centenário: dom Walmor celebra Missa no aniversário da Arquidiocese de BH – nessa sexta-feira, 11 de fevereiro

Nessa sexta-feira, 11 de fevereiro, o arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidiu Missa Solene de Ação de Graça pelo aniversário da Arquidiocese de Belo Horizonte, na Catedral Cristo Rei. A Celebração integra a programação de conclusão do Ano Jubilar Centenário da Arquidiocese, que será vivida até abril deste ano.  Durante a Celebração dom Walmor também preside o rito de Ordenação Diaconal de Seminaristas do Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus.

O Ano Jubilar iniciou no dia 11 de fevereiro de 2021, centésimo aniversário da Arquidiocese de Belo Horizonte, e será concluído em abril de 2022 – 100 anos do início do ministério do primeiro arcebispo metropolitano, dom Antônio dos Santos Cabral. O centenário tem como tema o título do Projeto de Evangelização da Arquidiocese de Belo Horizonte: “Proclamar a Palavra”. O lema é “Proclamar a Palavra de Deus oportuna e inoportunamente”.

A Celebração Eucarística foi transmitida ao vivo pela TV Horizonte no canal aberto 30.1 HDTV, no site (www.tvhorizonte.com.br) e também pelo aplicativo Rede Catedral.

Ordenação Diaconal

Durante a Celebração em Ação de Graça pelo Ano Jubilar Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte será realizado o rito de ordenação diaconal dos seminaristas que estão se preparando para o ministério sacerdotal: Ellison D. da Costa Gomes, Júnior Luiz de Azevêdo, Marcos Antônio Alves de Souza, Robson  Fernando Reis, Rociny Fernandes dos Santos, Thelis Luiz Gonçalves e Wallafe Augusto Santa Xavier.

Exposições

Para contar a trajetória do centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte, o Memorial da Arquidiocese de Belo Horizonte promove duas exposições que retratam a atuação da Arquidiocese e a devoção do povo mineiro, de 1921 até os dias atuais.

A primeira exposição “Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte, narrativas e trajetórias” foi organizada em parceria com o Museu Mineiro e está aberta à visitação até o dia 13 de fevereiro, no Museu Mineiro, Circuito Cultural Praça da Liberdade. Para saber mais, CLIQUE AQUI

Já a exposição “Entre Vestes e Costumes: A Devoção Luziense a Nossa Senhora das Dores” mostra a devoção do povo mineiro a Nossa Senhora das Dores. Em parceria com o Santuário Arquidiocesano Santa Luzia, a mostra reúne cerca de 40 peças utilizadas ao longo dos últimos 50 anos nas tradicionais cerimônias da Semana Santa e no Setenário das Dores de Nossa Senhora realizadas na cidade histórica de Santa Luzia. A exposição ficará aberta para visitação do dia 8 de fevereiro até 25 de março de 2022, na Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Santa Luzia. Saiba mais – CLIQUE AQUI.

Para conhecer mais sobre a história da Arquidiocese de Belo Horizonte, visite o nosso hotsite: https://centenario.arquidiocesebh.org.br/