Unido aos voluntários da Pastoral da Saúde e da Pastoral Hospitalar da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa), dom Nivaldo dos Santos presidiu a Santa Missa na quinta-feira, 20 de março, no Hospital Júlia Kubitschek, com participação das pessoas enfermas e seus familiares, além de servidores da rede hospitalar. Ao final da Celebração, os enfermos foram abençoados pelo bispo.
A Eucaristia celebrada no Hospital Júlia Kubitschek marcou o início das programações especiais das pastorais sociais da Rensa para o Ano Jubilar da Esperança 2025. Ao longo do ano serão oito atividades em diferentes realidades, como penitenciárias e instituições de longa permanência.
A programação no Hospital foi iniciada com uma partilha de dom Nivaldo e membros das pastorais sociais com diretores e servidores do Complexo Hospitalar de Especialidades da Rede Fhemig que engloba, ainda, o Hospital Alberto Cavalcanti, no bairro Padre Eustáquio, em Belo Horizonte.
Juntamente com as pastorais sociais, dom Nivaldo também visitou os leitos hospitalares. Em cada quarto, o bispo proferiu especial bênção e rezou com os doentes.
“O sentimento é de gratidão. Precisamos de oração. Somos servidores da saúde e esta é uma área de desafios diários, pois cuidamos da saúde de uma pessoa e de sua família, então nós temos uma missão muito importante”, testemunhou a diretora do Hospital, Cláudia Fernanda de Andrade durante a visita hospitalar.
Diaconato leva a esperança
As celebrações litúrgicas no Hospital Júlia Kubitschek acontecem regularmente todas as quintas-feiras. As Missas ou celebrações são presididas por padres da região ou pelos diáconos da capelania, com o envolvimento de voluntários da Pastoral Hospitalar, da Pastoral da Saúde e Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão de paróquias da forania São Paulo da Cruz e forania Nossa Senhora Aparecida. As ações e o cuidado com o espaço celebrativo são direcionadas pelo diácono permanente Nelson Antunes, com a colaboração do diácono Antônio Nunes. Dom Nivaldo sublinha que o envolvimento do diaconato permanente no Júlio Kubitschek tem sido fundamental para garantir uma boa estrutura e continuidade na ação pastoral, social e evangelizadora junto às pessoas que estão em tratamento de saúde no local: “Essa oportunidade de partilha que tivemos com os servidores e diretoria deste hospital reforça a importância da presença dos diáconos nas capelanias”.
Celebrações no Ano Jubilar
- 15/04 – Celebração Eucarística no Ceresp Betim;
- 15/04 – Celebração Eucarística na Penitenciária Nelson Hungria.
- 25/05 – Celebração Eucarística na Apac Betim.
- 31/07 – Celebração Eucarística no Lar Vicentino Divino Ferreira Braga, Betim.
- 06/09, 4h – Caminhada pela Paz na Praça Cristo Redentor, Barreiro, Belo Horizonte.
- 09/10 – Celebração Eucarística na Apae Esmeraldas.
- 16/11, 9h – Dia Mundial dos Pobres no Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Contagem.







