Anima/PUC Minas e CNBB oferecem curso com ênfase em Pastoral da Cultura

O Anima/PUC Minas, em parceria com a CNBB, ofertará, em 2014, o curso de “Formação em Projetos Culturais com ênfase em Pastoral da Cultura”. O curso, será coordenado pelos professores Josimar da Silva Azevedo e Edward Neves Monteiro de Barros Guimarães. Esta é uma iniciativa da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e a Educação da CNBB, que pretende oferecer às Dioceses e Arquidioceses do Brasil um projeto consistente de formação de agentes de Pastoral da Cultura, com o objetivo de consolidar a Pastoral da Cultura na Igreja do Brasil.

O curso, que conta com 64 horas/aula, pretende alcançar os agentes de pastoral (leigos, religiosos, padres) e demais profissionais das diversas áreas do conhecimento que desejam conhecer e atuar na produção de projetos culturais que relacionam fé, cultura e turismo religioso. Tem como objetivos:

•    Formar agentes de Pastoral da Cultura, isto é, agentes pastorais capacitados para o diálogo especializado com a cultura, capazes de produzir projetos culturais pertinentes e adequados à realidade da igreja e da sociedade local;

•    Provocar e desenvolver o turismo religioso local;

•  Consolidar um espaço acadêmico que estimule a reflexão e a pesquisa especializada sobre o diálogo fé e cultura;

•    Estimular a formação e consolidação de redes que articulem as iniciativas culturais e do turismo religioso nas várias igrejas locais, possibilitando uma pastoral de conjunto que fomente uma produção e fruição de bens culturais e rotas de turismo religioso, com base numa lógica inclusiva, respeitando a diversidade e pluralidade cultural e religiosa.

•    Instalar um fórum de diálogo permanente entre as demandas da cultura, na sua diversidade de expressões, as demandas da vida acadêmica e do meio intelectual e as demandas da igreja.

Para outras informações e inscrição, clique aqui.