Ampliada Nacional da PJ: dom João Justino celebra Missa de envio

O bispo auxiliar dom João Justino de Medeiros Silva, presidiu Celebração Eucarística de envio durante o encerramento da Ampliada Nacional da Juventude (ANPJ), na manhã de domingo, 26. A Missa, que contou com a presença dos jovens representantes da Pastoral da Juventude de diversas dioceses brasileiras, foi concelebrada pelos padres Hilário Dick,  Diocese de São Leopoldo (RS); Edivandro Luiz Frare,  Diocese de Chapecó (SC); Sebastião Corrêa Neto, Diocese de Oliveira; e Joel Nalepa,  Diocese de Ponta Grossa (PR).

Antes da Missa, os jovens fizeram um balanço das atividades da semana e assistiram à mensagem gravada pelo arcebispo metropolitano, dom Walmor Oliveira de Azevedo, que ressaltou a alegria de sediar, na Arquidiocese de Belo Horizonte,  um encontro tão importante. O Arcebispo também lembrou o grande compromisso da Arquidiocese de efetivar, cada vez mais, a opção preferencial pelos jovens. Pois “os jovens são sinal de esperança, força de renovação e presença que nos faz caminhar para o amor de Deus”.

Para dom João Justino, os jovens têm o desafio de retornar a suas bases animados, levando toda a experiência vivida durante a semana para partilhar com outros jovens, em suas comunidades. “É preciso partilhar tudo o que aqui viveram e aprenderam. A pastoral da Juventude é uma experiência que prepara os jovens para a inserção na comunidade e na sociedade. O participante da Pastoral da Juventude precisa ter a disponibilidade missionária de pregar o Evangelho. A Igreja conta com a voz de todos vocês. A voz da juventude”.

A Ampliada Nacional da PJ é realizada a cada três anos. Este ano o encontro teve como tema “Somos Igreja Jovem: 40 anos construindo a civilização do amor” e o lema “Não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos” (At 4,20). Durante uma semana, 125 representantes das Pastorais da Juventude dos regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), estiveram reunidos na Região metropolitana de Belo Horizonte, para avaliar a caminhada da Pastoral da Juventude (PJ), definir diretrizes para a ação pastoral e eleger a nova diretoria para 2014 a 2016.

Aline Ogliari, de Santa Catarina, foi eleita secretária nacional da PJ. Também foram indicados pelos jovens os seguintes membros:

– Alberto Chamorro, leigo da Arquidiocese de Santa Maria.

– Ir. Paulo Henrique Martins de Jesus, Religioso do Instituto dos Irmãos Maristas, residente na Arquidiocese de Brasília/DF.

– Ir. Tomelina Maria, religiosa da Congregação das Filhas de Jesus, reside na diocese de Picos/PI.

– Loide de Souza e Silva, leiga da Diocese de Marabá/PA.

– Padre Joel Nalepa, da Diocese de Ponta Grossa/PR.

– Padre Sebastião Corrêa Neto, da Diocese de Oliveira/MG.

Confira, aqui, a cobertura completa da Ampliada Nacional e a celebração dos 40 anos da Pastoral da Juventude