Amor, luta e sonhos: documentário estrelado por Papa Francisco traz histórias contadas por jovens

O Núcleo de Estudos Sociopolíticos da Arquidiocese de Belo Horizonte (Nesp PUC Minas) traz uma boa dica cultural para esse fim de semana, quando a Igreja festeja Santa Maria Mãe de Deus e o Dia Mundial da Paz. Trata-se do documentário-série da Netflix, apresentado no Festival de Cinema de Roma: “Stories of a Generation, con Papa Francesco”, ou a Sabedoria do Tempo, na tradução para o português. Uma história da velhice pela perspectiva dos jovens, com as palavras do Papa Francisco. São histórias extraordinárias que o Santo Padre acompanha com simplicidade.

A conversa entre o Papa e o padre Spadaro é o fio condutor da série, que gira em torno de quatro palavras-chave: amor, sonhos, luta e trabalho. Com as suas reflexões e memórias, Francisco enriquece as histórias de outros, por exemplo, do diretor de cinema Martin Scorsese, entrevistado pela filha Francesca. A  conversa revela a obsessão pelos filmes que levou Martin a negligenciar a educação dos seus filhos confiada ao cuidado da sua mulher Helen, que agora está doente.

No documentário, homens e mulheres, com mais de 70 anos, narram histórias emocionantes e compartilham lições importantes de vida, sob o olhar do Papa Francisco.