Amor e missão: Papa Francisco publica rito de instituição específico para os catequistas

“Acolhe este sinal da nossa fé, cátedra da verdade e do amor de Cristo, e proclama-o com a vida, com os comportamentos e com a palavra.” A partir de 1º de janeiro de 2022, esta será uma das fórmulas latinas com que um homem ou uma mulher – leigos de profunda fé e maturidade humana e com a devida formação bíblica e pastoral – serão instituídos como catequistas pelo seu bispo durante uma celebração litúrgica.

O rito pode ter lugar durante uma Missa ou uma celebração da Palavra de Deus e seguirá um esquema preciso: exortação, convite à oração, texto de bênção e entrega do crucifixo.

Orações aos catequistas

Em mensagem divulgada para o mês de dezembro, o Papa Francisco dedica suas intenções de orações aos catequistas e às catequistas agradecendo-lhes “pelo entusiasmo interior com que vivem esta missão a serviço da Igreja”.  Leia mais sobre a intenção de orações do Papa clicando aqui.