Alunos da PUC Minas realizam projeto de extensão em conjunto com a Pastoral Carcerária

O projeto de extensão Cartas e Necessidades Encarceradas, da PUC Minas, e da Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Belo Horizonte promoverão a Blitz, uma atividade voltada para as famílias de presidiários, neste sábado, 22 de outubro, no Presídio Antônio Dutra Ladeira, na cidade de Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O objetivo é aproveitar as longas horas de espera desses familiares nos dias de visita, comumente aos sábados, possibilitando momentos de descontração, partilha, oração e informação.

Na ocasião, serão divulgadas informações sobre funcionamento de equipamentos públicos e privados que lidam com a questão prisional, formas de acesso ao sistema de justiça, orientações jurídicas e mecanismos de garantia de direitos.

Na programação também estão previstas acolhida, oração ecumênica/intereligiosa (opcional), café da manhã, distribuição de mensagens como forma de reflexão e inspiração, Tenda da Informação – na qual os agentes da Pastoral e parceiros orientarão os familiares em relação às questões jurídicas, psicológicas e sociais. Os familiares dos presidiários também contarão com equipe do Curso de Enfermagem com aferição de pressão e glicemia, distribuição de materiais sobre saúde e oficinas para adultos e crianças.

Com atividades como essa, o projeto Cartas e Necessidades Encarceradas e a Pastoral Carcerária visam contribuir para quebrar o estigma de que os presos e suas famílias representam um inimigo social comum, perigoso e suspeito.