Alunas do Colégio Santa Maria são finalistas da Olimpíada Nacional em História do Brasil

As alunas Izabella Leal, Júlia Leite e Sofia Neto, do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Santa Maria, Unidade Cidade Nova, fazem parte da equipe finalista da 6ª Olimpíada Nacional em História do Brasil.  As estudantes obtiveram a melhor nota em Minas Gerais, nas primeiras cinco fases do concurso. Elas irão representar o Colégio Santa Maria e o estado de Minas Gerais na última fase, que será realizada nos dias 16 e 17 de agosto, na cidade de Campinas, em São Paulo.

O concurso possui seis etapas, sendo cinco delas realizadas pela internet. Durante as primeiras fases, as alunas foram desafiadas (por meio de textos, documentos, imagens e mapas) a responderem questões de múltipla escolha, elaboradas pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Nas etapas realizadas pela internet, as estudantes contaram com a orientação da professora de História da Unidade, Juana Bárbara Castro.

“Foi uma surpresa descobrir que somos finalistas da Olimpíada. A prova é difícil, são muitas etapas e concorremos com alunos do Brasil inteiro. Ficamos muito felizes pela oportunidade de representar o Colégio Santa Maria e Minas Gerais na final”, destacou a estudante, Izabella Leal. Na última etapa a prova será dissertativa e as estudantes vão concorrer com aproximadamente 300 equipes.

Primeiro colégio da capital mineira, que em 2013 completou 110 anos de história, o Colégio Santa Maria, Colégio da Arquidiocese de Belo Horizonte, conta com nove unidades (Betim, Cidade Nova, Contagem, Coração Eucarístico, Floresta,  Liceu Santa Maria Imaculada, Nova Suíça e Pampulha e o Santa Maria Medianeira, no bairro Santa Efigênia).