Alegria pascal, tempo de resgatar o sagrado – artigo do padre Hildebrando Marques – Paróquia São João XXIII

Alegrai-vos. Ressuscitou de verdade, no coração da humanidade, o Cristo Jesus, filho de Deus. A alegria é verdadeira: oportunidade de renovar nossa própria vida. Encontrar o que está desconexo com o amor que Deus nos pede e recolocar no seu devido lugar. Chance de sermos melhores, de vivermos melhor com nossos semelhantes.

Dia desses ganhei uma camisa com o refrão daquela canção: “É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã. Porque se você parar pra pensar, na verdade, não há.” A perspectiva do cristão é exatamente essa. A prática do amor no tempo presente. Viver o hoje. Certamente, um dos maiores empecilhos para todos nós é que muitas vezes ficamos presos ao que passou ou preocupados demais com o amanhã. Assim, nos esquecemos de que o fundamental é o tempo presente.

Pergunte então a você mesmo o que precisa mudar agora, o que precisa melhorar. Que atitudes são necessárias para que sua vida se aproxime cada vez mais do Cristo, e a Luz maior te ilumine com mais clareza?

Ao celebrarmos a Eucaristia, memorial de Cristo, colocamos diante de Deus as nossas vidas e nosso desejo de nos tornarmos em Cristo um só corpo e um só Espírito. Então, se não realizamos em nossa vida a comunhão com os irmãos, o gesto torna-se vazio, mais do que isso, nós nos tornamos vazios.

Muitas pessoas perderam esse sentido porque a convergência para o egoísmo é muito forte em nosso tempo e a igreja se tornou, para um grande número de pessoas, ponto de parada onde apenas a satisfação pessoal faz diferença: tem muita gente tratando igreja como supermercado ou farmácia, deixando de lado a beleza da comunhão, para atender apenas seus desejos e vontades.

Em muitas comunidades eclesiais é necessário resgatar os verdadeiros valores do sagrado e mudar esta situação. Que não tardemos a agir, pois nossa igreja parece viver um tempo propenso a grandes e importantes mudanças! Ousadia e oração!

Padre Hidelbrando Marques
 Paróquia São João XXIII – bairro Brasil Industrial