Agosto: mês dedicado às vocações

No mês de agosto, a Igreja reza especialmente pelas vocações. O Serviço de Animação Vocacional (SAV) da Arquidiocese de Belo Horizonte convida as paróquias e comunidades de fé a celebrarem, em comunhão, o Mês Vocacional – um mês voltado para a reflexão e a oração pelas vocações e os ministérios.

No primeiro domingo do mês, dia 2, celebramos a vocação dos ministros ordenados (bispos, padres e diáconos). No segundo domingo, dia 9, a celebração será voltada para a vocação da vida em família (em sintonia com a Semana Nacional da Família). Os domingos seguintes, 23 e 30 de agosto, serão dedicados, respectivamente, às vocações para a vida consagrada (religiosas, religiosos, leigas e leigos consagrados) e de ministros não ordenados (todos os cristãos leigos e leigas).

De forma especial, o SAV da Arquidiocese de Belo Horizonte irá participar da 20ª Peregrinação da Juventude ao Santuário Nossa Senhora da Piedade, no dia 15 de agosto.

Leia os artigos sobre vocação publicados no informativo Opinião e Notícias:

Vida Consagrada: a alegria de dizer sim ao chamado de Deus – Irmã Débora Damiolini (Operárias da Santa Casa de Nazaré)

É possível viver feliz? Irmã Maria Aparecida Rosa (Sacramentinas de Nossa Senhora)

O olhar no caminho de Jerusalém – Irmã Eliamar Florência da Silva (Sacramentinas de Bérgamo)

Identidade da animação vocacional – Padre Deonor Vieira do Nascimento (Marista)

Missão na Amazônia – Irmã Ellen Carniélo Gasparelo (Providência de Gap – Belém / PA)

Não vim chamar os justos, mas os pecadores – Frei Oton Júnior (Ordem dos Frades Menores)

O chamado de Deus é como o despertar da semente… – Irmã Ana da Gloria Alves Rolim (Franciscanas Penitentes Recoletinas de Oirschot)

Maria, a vocacionada do Pai por excelência – Irmã Maria Helena (Filhas do Sacratíssimo Coração de Jesus)

Irmãs Paulinas comemoram 100 anos de fundação – Irmã Roberta Carla Ferreira (Irmãs Paulinas)

Sagrado Coração de Amor – Dodora (Comunidade de Vida – Verbo Eterno)

No que estou me tornando? – Irmã Andréa dos Santos Lourenço (Discípulas de Jesus Eucarístico)