Agentes da Pastoral do Menor participam de formação no Veaspam

Os agentes da Pastoral do Menor da Arquidiocese de Belo Horizonte participaram de tarde formativa na sede do Vicariato Episcopal para Ação Social, Política e Ambiental (Veaspam).

Participaram do evento o vigário episcopal do setor social do Veaspam,  padre Roberto Rubens da Silva, o coordenador da Pastoral do Menor, padre Francisco Ermelindo Gomes, e os agentes da Pastoral do Menor que fazem a assistência religiosa nos seis centros socioeducativos de Belo Horizonte.

Na oportunidade, o promotor de justiça da vara infracional de Belo Horizonte, Márcio Rogério de Oliveira, apresentou um breve histórico da trajetória da criança e do adolescente no Brasil, desde o período colonial até a realidade atual. Nesse contexto, ele refletiu sobre o tratamento dedicado à ressocialização do menor do Brasil ao longo da história, indicando as fragilidades deste processo e o importante papel da Igreja Católica para a recuperação de crianças e adolescentes.

Pastoral do Menor

A Pastoral do Menor foi criada a partir da motivação de cristãos da Arquidiocese de Belo Horizonte em atuar de forma mais organizada e eficaz na promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, especialmente os empobrecidos e em situação de risco social. A Campanha da Fraternidade de 1987, que se baseou no lema “Quem Acolhe o Menor, a Mim Acolhe”, foi importante para estimular e tornar essa iniciativa uma realidade.