Agentes da Pastoral Carcerária participam de encontro formativo na Cúria da Rensa

Inspirados pela Carta Encíclica “Fratelli Tutti” do Papa Francisco, agentes da Pastoral Carcerária das comunidades de fé da Arquidiocese de Belo Horizonte participaram de encontro de formação, na Cúria Regional da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa), no último sábado, 17 de junho.

Durante o encontro, os participantes refletiram sobre a mensagem da Carta “Fratelli Tutti”: a fraternidade e a amizade social caminhos indicados pelo Santo Padre para construir um mundo melhor e mais justo.  Os agentes também meditaram sobre as ações sociais que a Igreja propõe para manter a caminhada pastoral fortalecida e mais consciente. O encontro foi conduzido pela Irmã Nievis, uma das coordenadoras da Pastoral Carcerária da Rensa.

Pastoral Carcerária

A Pastoral Carcerária tem como missão promover e desenvolver a cidadania dos presos, seus familiares e egressos. O objetivo principal é levar o Evangelho de Jesus Cristo aos que estão no sistema prisional. Os agentes da Pastoral trabalham para que os direitos humanos sejam garantidos. Para isso, está atenta às situações que possam configurar comprometimentos a esse segmento de cidadãos e propõe medidas de conciliação e paz.

Na sociedade, a Pastoral trabalha para contribuir no aperfeiçoamento da situação do sistema prisional, promove a dignidade humana e motiva a criação de políticas públicas para as áreas prisionais.

Na Rensa, os agentes da Pastoral Carcerária fazem visitas aos encarcerados, promovem momentos de espiritualidade, oferecem atendimentos jurídicos, além de outras atividades de auxílio social e espiritual.