A Providens – Ação Social Arquidiocesana recebeu o Prêmio Melhores ONGs 2023, no dia 7 de dezembro. A Providens foi reconhecida a melhor de Minas Gerais e uma das 100 melhores do Brasil, em 2023. Esta é a quarta vez que a instituição está entre as organizações reconhecidas pelas suas boas práticas, por meio do Prêmio Melhores ONGs – realizado pelo Instituto O Mundo que Queremos (IOMQQ) e pelo Instituto Doa.
A diretora da Providens, Fernanda Flaviana, destacou que o reconhecimento é resultado da soma da união entre equipe, amparados, apoiadores e de todos aqueles que acreditam em um mundo mais justo e melhor.
O Prêmio Melhores ONGs reconhece o trabalho desenvolvido pelas instituições não-governamentais, avaliando os requisitos como governança, transparência, comunicação e financiamento.
A Providens também foi destaque no Prêmio Melhores ONGs nos anos de 2018, 2019 e 2021, com o Projeto Providência que ampara centenas de jovens em situação de vulnerabilidade social.
Providens – Ação Social Arquidiocesana
Há 70 anos, a Providens – Ação Social Arquidiocesana trabalha amparando e acolhendo nossos irmãos necessitados em Belo Horizonte e Região Metropolitana.
São mais de 910 mil atendimentos por ano: serviços socioassistenciais, saúde, geração de renda, habitação e formação para o mercado de trabalho. Cuidar, ajudar, amparar e fortalecer são verbos presentes no dia a dia das iniciativas e projetos sociais da Providens.
- Casa Santa Zita: acolhe e ampara senhoras na maturidade.
- Casa de Apoio à Saúde Nossa Senhora da Conceição: atendimento aos enfermos e às pessoas em situação de rua.
- Casa de Francisco: espaço destinado à educação e à preservação ambiental.
- Projeto Providência: cuidado e amparo às crianças e aos jovens de vilas, aglomerados e em regiões de vulnerabilidade social.
- Serviço Família Acolhedora: atendimento às crianças afastadas do convívio familiar.
- Presença Solidária: acesso a condições dignas de moradia e inclusão produtiva e geração de renda.
- Convivium São José: atendimento aos jovens e à população do bairro Justinópolis, Ribeirão das Neves.