“A Quaresma é percurso educativo”, sublinha dom Walmor na abertura da Campanha da Fraternidade 2022 na Arquidiocese de BH

A Catedral Cristo Rei recebeu autoridades políticas, líderes do campo da educação e peregrinos para celebrar a abertura da Campanha da Fraternidade 2022 (CF-2022) na Arquidiocese de Belo Horizonte, que neste ano tem como tema Fraternidade e Educação e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26).

Na celebração da Missa que marcou o início da CF-2022 na Arquidiocese, os peregrinos receberam as cinzas sobre a cabeça, em sinal de humildade e abertura de coração para seguir Jesus, revivendo uma tradição iniciada nos primeiros séculos da era cristã. “Lembra-te de que és pó, e ao pó voltarás”, é o que os fiéis escutam a cada ano, na Quarta-feira de Cinzas, quando recebem o sinal da cruz sobre a cabeça, iniciando o caminho da Quaresma. Um itinerário educativo, conforme explica dom Walmor, recordando a CF-2022.  “A Campanha da Fraternidade é uma experiência rica chamando-nos a olhar para a realidade que nos cerca.  Neste ano, o tema é Fraternidade e Educação, para que possamos, sempre mais, falar com sabedoria e ensinar com amor.”

Antes da homilia,  dom Walmor pediu um minuto de silêncio, em comunhão com o Papa Francisco, que convocou os cristãos a viverem, nesta Quarta-feira de Cinzas, um dia de oração e jejum pela paz, solidário às  vítimas da guerra na Ucrânia.O investimento na educação é essencial para darmos passos novos na sociedade. Precisamos nos reeducar para a paz, para a justiça e para o amor”, orienta o Arcebispo.

Na Missa de abertura da CF-2022  também participaram o bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte dom  Júlio César, o vigário episcopal para Educação, padre Márcio Ribeiro, o vigário episcopal do Vicariato Episcopal para Ação Social, Política e Ambiental, padre Júlio Amaral, o vigário episcopal da Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição (Rensc), padre Antônio Moacir, presbíteros,  diáconos permanentes e seminaristas da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Neste ano, conforme explica o texto-base da Campanha da Fraternidade 2022, busca-se refletir sobre os fundamentos do ato de educar na perspectiva cristã. Assim, a educação é compreendida não apenas como um ato escolar, com transmissão de conteúdo ou preparação técnica para o mundo do trabalho, mas um processo que envolve uma “comunidade” ampliada que inclui todos os atores (família, Igreja, Estado e sociedade). Nesse sentido, a Campanha da Fraternidade 2022 busca contribuir com a efetivação do Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco. Na carta convocação ao Pacto, o Pontífice apresenta elementos constitutivos de uma educação humanizada, capaz de mudar hábitos e, consequentemente, os modos como o ser humano se relaciona com  o seu semelhante e com a casa comum.

As Regiões Episcopais da Arquidiocese de Belo Horizonte terão programação especial para a abertura da Campanha da Fraternidade. Confira:

Lançamento da Campanha da Fraternidade 2022 – RENSE

5 de março de 2022 – CES Jesus Pão da Vida

14h – Chegada e ensaio para o Ofício (Equipe de Liturgia)

14h10 – Celebração de Abertura (Ofício Divino – Pastoral da Educação RENSE + Equipe de Liturgia)

14h40 – Acolhida + “7 Objetivos Específicos” elencados no Texto-base (Dom Mol e/ou Pe. Junior)

15h – Reflexão 1 (cap. “Discernir” do Texto-base: Pe. Júlio César Resende, assessor do Setor Educação da CNBB)

15h25 – Reações

15h40 – Intervalo/Lanche

15h55 – Momento cultural (música/poesia)

16h – Reflexão 2 (cap. “Agir” do Texto-base: 3 profissionais da educação. 8min cada)

16h25 – Reações

16h40 – Palavra final (Dom Mol e/ou Pe. Junior)

16h50 – Avisos (Elisa)

16h55 – Oração Final à N.S. Educadora (Equipe de Liturgia)

17h – Encerramento

* Evento em formato híbrido, com presença física e transmissão ao vivo pelos canais da RENSE: YouTube e Facebook – https://www.youtube.com/RegiaoEpiscopalNossaSenhoradaEsperança / @BhRense

Sábado, 5 de março | 14h30

CESAM

Rua Josué Menezes, 240

Gameleira – BH

Palestra: Fraternidade e Educação

Dra. Aleluia Heringer – Doutora em Educação (UFMG). Diretora Institucional SIC, mantenedora dos Colégios Santo Agostinho.

Presença de Dom Nivaldo

Sábado, 4 de abril

Encontro presencial sobre a Campanha da Fraternidade – local e horário a definir

Segunda, 7 de março