Você está em:

“A Páscoa de Jesus nos motiva sempre a uma nova criação”, diz dom Vicente em homilia

O bispo auxiliar da Arquidiocese de BH e secretário da Comissão Especial para a Ecologia Integral e Mineração da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Vicente de Paula Ferreira, participa até amanhã (6), da “Caravana Latino-Americana pela Ecologia Integral em tempos extrativistas”. A peregrinação com lideranças comunitárias, agentes pastorais e pesquisadores está na última etapa da viagem pela Europa, que tem a missão de denunciar violações de direitos de comunidades impactadas pela mineração.

No último domingo, 3 de abril, dom Vicente Ferreira presidiu Missa na Igreja de Nossa Senhora de Atocha, em Madrid, na Espanha. Em sua homilia, ressaltou a construção de uma nova narrativa desde as comunidades e territórios martirizados da América Latina, em vista da Ecologia Integral. Para o bispo, “a Páscoa de Jesus nos motiva sempre a uma nova criação”.

Ao final de sua homilia dom Vicente recordou as milhares de mulheres “que resistem à mineração, à pobreza, à marginalização e às violências de um sistema econômico que nos mata, ensina-nos a escrever a história de maneira diferente”.

O secretário da Comissão Especial para a Ecologia Integral e Mineração da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, dom Vicente de Paula Ferreira, participa, até amanhã (6), da “Caravana Latino-Americana pela Ecologia Integral em tempos extrativistas”. A peregrinação com lideranças comunitárias, agentes pastorais e pesquisadores está na última etapa da viagem pela Europa, que tem a missão de denunciar violações de direitos de comunidades impactadas pela mineração. No último domingo, 3 de abril, dom Vicente Ferreira presidiu Missa na Igreja de Nossa Senhora de Atocha, em Madrid, na Espanha. Em sua homilia motivou à construção de uma nova narrativa desde as comunidades e territórios martirizados da América Latina, em vista da Ecologia Integral. Para o bispo, “a Páscoa de Jesus nos motiva sempre a uma nova criação”. No Evangelho, Jesus escreve no chão e, em seguida, perdoa a mulher surpreendida em adultério prestes a ser apedrejada. Naquele momento, segundo o bispo, Jesus escrevia “a nova lei do amor que perdoa de maneira abundante”. No contexto atual, apontou a urgência da tarefa de “escrever uma nova lei no chão de nossa vida. Uma narrativa que não pode continuar sendo esta do capitalismo neoliberal extrativista, que coloca o lucro acima da vida”. “Por isso, cremos que não conseguiremos um futuro para a humanidade enquanto vivermos em meio a tantas injustiças socioambientais. Em muitas realidades não temos soluções imediatas, mas Jesus nos chama a escrever, juntos, novas leis inspiradas no amor”. Após passar por Alemanha, Bélgica, Itália e Áustria, a caravana chegou à Espanha e dom Vicente propôs algumas ações que merecem atenção daqueles que lutam por direito e justiça. O bispo sugeriu empenho “para que a Lei da Devida Diligência não proteja somente as grandes multinacionais” sem reconhecer a soberania das comunidades locais; e para que “os Tratados vinculantes considerem todas as cadeias produtivas com seus complexos efeitos, incluindo as violações de direitos humanos, que vão contra a vida e o amor”. Ao final de sua reflexão, recordou as milhares de mulheres “que resistem à mineração, à pobreza, à marginalização e às violências de um sistema econômico que nos mata, ensina-nos a escrever a história de maneira diferente”. Caravana Latino-Americana A caravana reúne lideranças comunitárias do Brasil, de Piquiá de Baixo, no Maranhão, e de Brumadinho, em Minas Gerais; além de representantes de comunidades afetadas por grandes projetos de extração na Colômbia. Como oportunidade de denúncia e articulações com organizações e autoridades, a caravana esteve no Vaticano, na última semana, onde visitou o Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral.

Caravana Latino-Americana

A caravana reúne lideranças comunitárias do Brasil, de Piquiá de Baixo, no Maranhão, e de Brumadinho, em Minas Gerais; além de representantes de comunidades afetadas por grandes projetos de extração na Colômbia.

Como oportunidade de denúncia e articulações com organizações e autoridades, a caravana esteve no Vaticano, na última semana, onde visitou o Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral.



Novidades do Instagram
Últimos Posts
Siga-nos no Instagram
Ícone Arquidiocese de BH