“A Mãe do Senhor nos ensina a escutar a Palavra”, sublinha dom Walmor, na Festa da Padroeira de Minas Gerais

O Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade é escola do Evangelho,  destacou o arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo, durante a Missa que marcou as celebrações pelos 64 anos da proclamação de Nossa Senhora da Piedade a Padroeira de Minas Gerais. Dom Walmor presidiu a Missa das 15h, na Ermida da Padroeira de Minas Gerais, menor basílica do mundo, nesta quarta-feira, 31 de julho. O Arcebispo lembrou que celebrar a consagração do Estado à sua Padroeira é rememorar figuras importantes, a exemplo do Cardeal Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta – o Cardeal Motta – que muito se dedicou para que o Papa São João XXIII reconhecesse Nossa Senhora da Piedade a Padroeira de Minas Gerais. Dom Walmor sublinhou que o Santuário Basílica da Padroeira de Minas Gerais é escola do Evangelho, destacando as lições que podem ser aprendidas a partir da contemplação da natureza e da espiritualidade mariana. “De modo especial, a Mãe do Senhor muito nos ensina na experiência fundamental de seguir Cristo”, disse.

À luz da liturgia desta quarta-feira, dom Walmor explicou que a Palavra de Deus, quando amorosamente escutada, permite ao ser humano encontrar o que é essencial. “Na escuta da Palavra, Maria encontrou o seu caminho, a sua resposta. É na medida que escutamos a palavra amorosa de Deus que encontramos também o nosso caminho, redenção e força”. Por isso, dom Walmor pediu para que todos sigam o exemplo de Maria: “A Mãe da Piedade nos inspire, não no deixe desanimar nas dificuldades”, orientou. “A Festa de Proclamação de Nossa Senhora da Piedade inspire todos a buscar novo caminho, a dar nova resposta. Somente assim seremos fortes, teremos a sabedoria, o discernimento necessário para o caminho da nossa vida”, concluiu o Arcebispo.

Ao final da celebração, o reitor do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, padre Wagner Calegário, lembrou que este dia 31 de julho marca a conclusão das transmissões da Rádio América na frequência AM. A emissora da Padroeira de Minas Gerais completou a sua migração para o FM, oferecendo a seus ouvintes, a partir dessa mudança, um som  com ainda mais qualidade. Padre Wagner ressaltou o importante trabalho desenvolvido pela emissora ao longo de sua história, lembrando que a Rádio América é transmitida em múltiplas plataformas (site e aplicativo para celular). O Reitor agradeceu a Deus pela história do Santuário Basílica da Padroeira de Minas Gerais, que acolhe peregrinos desde o século 18. Os peregrinos, antes de receberem a bênção, renovaram a sua consagração a Nossa Senhora da Piedade.