A crise da fé nas famílias

Os encontros e intervenções continuam a decorrer na Sala onde é realizado a Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos,  iniciada no dia 5 de outubro e que tem a família como tema e objetivo. O Padre Federico Lombardi, diretor da sala de imprensa da Santa Sé, partilhou com os jornalistas as questões apresentadas durante os trabalhos:

“ Falou-se da Luz que a Igreja traz ao mundo … não tanto como um farol mas como uma vela acesa, uma tocha que acompanha o povo em caminho”. Esta imagem ilustra de maneira original e profunda os trabalhos de quarta-feira dia 8. A fé não é aderir a conteúdos – sublinhou o padre Lombardi – mas uma adesão, um encontro com Cristo. Foram 68 as intervenções e o testemunho do dia foi apresentado por um casal misto: ela cristã e ele muçulmano, vindos da Costa do Marfim em África, aliás continente muito participativo nos trabalhos.

O tema central nos debates tem sido as crises da fé e da família que, segundo o sacerdote, estão muito ligadas à crise geral da fé neste tempo. “Foi observado como é preciso estar atentos em recordar que a fé não é aderir só a conteúdos, a ensinamentos, mas a fé é, antes de tudo, adesão pessoal a Cristo, uma escolha por Cristo, um encontro com Cristo, uma aliança com Ele.”

Muitas intervenções, de acordo com padre Lombardi,  ressaltaram a confiança que é preciso ter na graça de Deus: “não tomarmos a nossa debilidade como medida, mas a graça de Deus e a confiança na graça de Deus, como medida no nosso agir, das nossas decisões. E, neste sentido da confiança na graça, falou-se intensamente da importância da oração e da espiritualidade na vida familiar.”

Foi também sublinhada a necessidade de não fazer uma ligação meramente cultural ou social com o Batismo e o Matrimónio, mas reconhece-los como decisão vocacional – explicou o Padre Lombardi ao se referir, também,  ao fato de os bispos proporem a reflexão sobre a relação entre verdade e misericórdia, entre a fidelidade à doutrina da Igreja e a atenção ao sofrimento de tantas pessoas: “Uma intervenção interessante recordou por analogia o Concílio Vaticano II: conseguiu, enfrentando o tema da liberdade religiosa, conciliar o tema da fidelidade à verdade e do empenho da Igreja pela verdade e a liberdade religiosa, pensando que possa existir uma analogia sobre o esforço que o Sínodo deve fazer agora também para os temas da pastoral familiar.”

Em comunicado, a sala de imprensa da Santa Sé discerniu que em relação ao debate sobre os divorciados em segunda união a prudência se faz necessária,  conjugando-se, nas grandes questões, “a objetividade da verdade com a misericórdia pelas pessoas e os seus sofrimentos”.

Acompanhe aqui, alguns temas da Assembleia Extraordinária do Sínodo os Bispos:

NA LIBERDADE SE IDENTIFICAM AS ESCOLHAS PASTORAIS MAIS ADEQUADAS À FAMÍLIA DE HOJE, AFIRMA CARD. BALDISSERI

IMPACTO DA POBREZA E DAS GUERRAS SOBRE AS FAMÍLIAS

PADRES SINODAIS APROVAM ENVIO DE MENSAGEM ÀS FAMÍLIAS IRAQUIANAS AMEAÇADAS EM RISCO DE MORTE

LONGEVIDADE HUMANA EM PAUTA NA SOCIEDADE E NO SÍNODO DOS BISPOS

RENOVAR A LINGUAGEM SOBRE A FAMÍLIA E PROMOVER A PREPARAÇÃO PARA O MATRIMÓNIO