“A Catequese na Exortação Apostólica Evangelli Gaudium” é tema do segundo encontro da série Diálogos Catequéticos

A Região Episcopal Nossa Senhora da Piedade (Rensp) convida todos os catequistas (catequese infantil, jovens e adultos) da Região Episcopal para o Diálogo Catequético com o bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, dom Geovane, na sexta-feira, dia 14 de maio, às 20h. O encontro é o segundo de uma série de cinco encontros, que têm por objetivo fortalecer a missionaridade e o constante diálogo na igreja.

Nesta sexta-feira (14/05), dom Geovane propõe o diálogo sobre a “Catequese e a Luz da Evangelli Gaudium”. Para se inscrever, CLIQUE AQUI.

Outras informações pelo e-mail: rensp@arquidiocesebh.org.br ou dejesussilva.edna@gmail.com

“Diálogos Catequéticos”

O tema do primeiro encontro foi “Conversas sobre evangelização na Catequese”, apresentado por dom Geovane Luís com os catequistas da Rensp, tendo a Exortação Apostólica Evangelli Gaudium como conteúdo. O momento formativo se deu com uma interação dialógica entre os presentes. Neste sentido, o projeto de formação permanente, na articulação pastoral da catequese foi denominado “Diálogos Catequéticos”.

Os encontros de formação priorizam, desde a inscrição até a participação, a adesão espontânea. Ressalta-se a decisão pessoal, a escolha, já como um momento formativo. Assim, a catequese na Rensp percorre um caminho de formação permanente com os ‘Diálogos Catequéticos’, na intenção de promover, a prática de uma catequese que tenha como espiritualidade o seguimento de Jesus.

Os Diálogos Catequéticos terão os seguintes temas: catequese renovada; os desafios da articulação pastoral; os itinerários catequéticos com as crianças, adolescentes, jovens e adultos; os critérios para reconhecimento, nos subsídios catequéticos, o alinhamento com a Iniciação à Vida Cristã (IVC).

Durante o ano, serão realizados Diálogos Catequéticos sobre o ‘Diretório para a Catequese (DOC 61 – CNBB)’, a ‘psicopedagogia das idades’, a ‘interação fé e vida’, e continuidade do ‘estudo da Evangelli Gaudium’, e ‘ a temática dos subsídios e itinerários catequéticos destinados às crianças, adolescentes, jovens e adultos’.