A caminhada da catequese na história da Igreja

Reflexão sobre “Catequese Renovada: Orientações e conteúdos”

O documento Catequese Renovada: Orientações e conteúdos trabalha quatro temáticas muito importantes. Na primeira parte, ele ressalta a importância de introduzir a catequese e a comunidade na história da Igreja com o objetivo de fazer memória de diversos aspectos que, aos poucos, foram compondo o complexo processo da catequese.

O primeiro desses aspectos é a catequese vista como iniciação à fé e vida da comunidade, uma experiência de vida fraterna que levava os convertidos à iniciação na vida cristã. Esta foi a catequese dos cinco primeiros séculos.

Na caminhada, surge a Catequese como processo de imersão na cristandade, o que aconteceu entre os séculos V e XVI. A educação da fé se realizava pela participação numa vida social, profissional e artística, sempre marcada pelo caráter religioso.

Catequese como instrução

Um terceiro momento da história da Igreja, a partir do século XVI, surge com grandes transformações na vida comunitária. Observa-se a formação de uma nova comunidade separada da Igreja Católica,  a comunidade luterana. Esta nova realidade faz exigências maiores para manter a identidade de fé. Há uma preocupação com a clareza e exatidão das formulações doutrinais, quando então passou a valorizar mais uma aprendizagem individual. Aparecem os grandes catecismos inspirados no Concílio de Trento. Surge, assim, a Catequese como instrução.

Esta forma de evangelização continua até o século XX quando se redescobre na Catequese a importância fundamental da iniciação cristã e da comunidade de fé. Passa-se a pensar na Catequese como educação permanente para a comunhão e participação na comunidade de fé. Que seja capaz de ajudar as pessoas a construírem seu itinerário de fé, inseridas no mundo de grandes transformações e com rápidas mudanças, mas vivenciando os valores do relacionamento interpessoal em meio a pequenas comunidades.

Entender toda essa caminhada da Catequese, sempre em sintonia com as várias realidades, ajuda-nos a entender a importância que devemos dar à evolução da realidade da nossa Igreja e junto com ela percorrer o itinerário da fé com conteúdos que iluminam a vida da comunidade.

Por isso, o documento vai preocupar, em sua segunda parte, em oferecer os “princípios para uma catequese renovada” que responda aos desafios dessa nova realidade. A exigência que se constata é a formação de uma comunidade cristã missionária que anuncie o Evangelho na sua autenticidade e o torne fermento de “comunhão e participação” na sociedade e de libertação integral do homem (cf. CR n. 30).

Como transmitir a mensagem do Evangelho

Fazendo uma leitura da “segunda parte” nos deparamos com uma das grandes exigências da Catequese: o anúncio autêntico da Boa Nova de Nosso Senhor Jesus Cristo. Necessidade que leva a questionamento sobre como transmitir a mensagem do Evangelho. Como “fazer Ecoar” a Palavra de Deus? O que é a Palavra de Deus? O que é Revelação? Qual a “Pedagogia” de Deus? E a “Pedagogia” de Jesus?  Como Jesus fazia para levar seus ouvintes à plenitude da fé? Como conservar as escrituras e a Tradição, através da vivência e do testemunho da fé? Como fazer uma leitura interpretativa da Palavra? Quais são os gêneros literários utilizados para a leitura bíblica? O que é magistério? O que é Liturgia? Vejam quantas questões são fundamentais para um “fazer catequético” bem sucedido, na realidade contemporânea.

A Catequese Renovada permanece atual, o Diretório Nacional de Catequese e vários outros documentos preocupam-se em esclarecer essas questões. Temos aqui uma boa proposta de estudos para aprofundamento, que contribuirão para realizarmos o objetivo último da Catequese que é fazer escutar e repercutir a Palavra de Deus (CR n. 31).

A terceira parte do documento trata dos temas fundamentais. Ela será  objeto mais aprofundado dos nossos encontros. Já a quarta parte nos ajuda a compreender a comunidade catequizadora. Entender todo esse conjunto faz-se necessário para que tenhamos uma catequese qualificada para promover a integração da caminhada da comunidade cristã e a mensagem do Evangelho.

Neuza Silveira de Souza
Comissão Arquidiocesana de catequese de Belo Horizonte