9º E-Pascom: dom Mol preside encontro da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Belo Horizonte

Com o tema “Somos membros uns dos outros: das comunidades de rede à comunidade humana”, sobre o cenário da comunicação virtual, a Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de BH iniciou o sábado, 18 de maio, no auditório das Paulinas Livraria.

O palestrante convidado para falar no 9º E-Pascom foi dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, referencial para o Vicariato para a Comunicação e Cultura e presidente eleito para a Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação Social da CNBB. Após o vídeo de saudação de Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, dom Mol acolheu com alegria os participantes do evento, que são agentes das equipes de Pascom nas comunidades paroquiais da Arquidiocese, além de membros de outras pastorais e demais interessados.

Entre comunicadores profissionais e voluntários, dom Joaquim fez uma explicação didática sobre o tema da carta do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais (DMCS), a ser comemorado em 2 de junho. Na carta o Papa recorda o quanto o ambiente digital está próximo à vida quotidiana das pessoas, segundo o Papa isso é bom, mas é preciso tomar muito cuidado. “Se é verdade que a internet constitui uma possibilidade extraordinária de acesso ao saber, verdade é também que se revelou como um dos locais mais expostos à desinformação e à distorção consciente e pilotada dos factos e relações interpessoais, a ponto de muitas vezes cair no descrédito.” (Papa Francisco, carta para o DMCS).

Em sua explicação dom Joaquim Mol abordou os principais posicionamentos do Papa Francisco sobre o cenário da comunicação no ambiente virtual, e também explicou um processo teológico que explica claramente como é possível reconhecer Jesus Cristo como o verdadeiro e primeiro comunicador do Pai, que é Deus. “Podemos perceber, ao ler a Bíblia, que Deus veio se revelando devagarinho, através de Abraão, Isaac, Jacó, depois os outros que sucederam. Também se revelou através das mulheres Ruth, Judite. Deus veio se auto comunicando na história. E nesse processo histórico, Deus vem radicalizando sua comunicação com o povo, enviando, por fim, seu filho Jesus para comunicar o amor maior na humanidade. Com isso também percebemos que pelos exemplos de Jesus nos tornamos membros uns dos outros.”

Já ao final da sua palestra, dom Joaquim Mol pediu que cada equipe de Pascom continue exercendo com alegria e responsabilidade o trabalho de evangelização através das redes. Reforçou a presença do profissional de comunicação contratado em cada Região Episcopal, a necessidade de tê-los como referência para o trabalho de comunicação pastoral, e parabenizou a todos por fazerem da Pascom um caminho para a ação evangelizadora na Igreja.

No segundo momento do Encontro Arquidiocesano da Pastoral da Comunicação os participantes acolheram Míriam Barreto, formada em Publicidade e Design e integrante da equipe de Assessoria de Comunicação e Marketing da Arquidiocese de Belo Horizonte. Míriam explicou brevemente sobre a importância da correta aplicação das logos da Arquidiocese nas produções feitas pela Pascom e como acessar o manual das logos, esse momento foi uma oportunidade para entender mais sobre o assunto e tirar dúvidas.

Já ao final do encontro os coordenadores da Pascom Arquidiocesana passaram as informações sobre os próximos eventos de comunicação em nível nacional e do Regional Leste 2, além de se disponibilizarem para ajudar as equipes de Pascom nas Regiões Episcopais.