9 de maio: Dia Internacional da Educação Católica

Nesta quinta-feira, 9 de maio, que antecede a solenidade da Ascenção do Senhor, celebramos o Dia Internacional da Educação Católica. O tema escolhido para este ano, “Educação Católica: Fermento de Fraternidade para uma Nova Sociedade”,  busca iluminar o papel vital das instituições educacionais católicas na fermentação de uma cultura de fraternidade universal e paz. Inspirado pela metáfora do fermento, que, embora pequeno, tem o poder de transformar toda a massa, o tema enfatiza a capacidade da educação católica de motivar mudanças positivas profundas, promovendo um senso de comunhão e responsabilidade compartilhada na sociedade.

Nossa centenária Arquidiocese de Belo Horizonte realiza a missão de educar, por meio da PUC Minas e da rede de Colégios Santa Maria Minas, primeira escola a se estabelecer na capital mineira.

Sociedade mais justa e fraterna

As instituições educacionais católicas promovem o cultivo da fé e da espiritualidade, atuando como verdadeiras comunidades eclesiais. Comprometidas com a evangelização de crianças, adolescentes, jovens e suas famílias, essas instituições são centros vivos de formação humana e espiritual, onde se cultiva uma visão de mundo que valoriza a paz, a fraternidade e o respeito mútuo, promovendo papel vital na formação de líderes capazes de construir uma sociedade mais justa e
fraterna.

Mensagem da Associação Nacional das Escolas Católicas (Anec)

Acompanhe na íntegra a importante mensagem da ANEC para o Dia Internacional da Educação Católica em 2024. Clique aqui.