Missa marca envio missionário de dom Otacilio de Lacerda à Diocese de Guanhães

O bispo auxiliar dom Otacílio Ferreira de Lacerda se despediu das comunidades de fé da Arquidiocese de Belo Horizonte durante Missa de Envio Missionário concelebrada por dom Walmor, pelos bispos auxiliares, junto com o clero da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa), na noite de sábado, dia 31 de agosto, no Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Contagem.

Emocionados, os fiéis e colaboradores da Rensa participaram da Celebração, relembrando os momentos de dedicação e  cuidado de dom Otacilio com o povo de Deus, especialmente com os mais pobres e fragilizados.

Dom Otacilio foi nomeado pelo Papa Francisco bispo da Diocese de Guanhães, n o dia 19 de junho. O início do ministério episcopal na nova diocese será no dia 14 de setembro, com Celebração Eucarística na Catedral São Miguel.

Ministério na Arquidiocese de Belo Horizonte

Bispo referencial da Rensa, que abrange seis cidades da região metropolitana,  dom Otacílio de Lacerda realizou  um importante serviço ao povo de Deus e à Igreja, na Arquidiocese de Belo Horizonte: integrou o Comitê Gestor da Mitra Arquidiocesana (Cogem), acompanhou as pastorais sociais e os projetos de ação pastoral articulados pelo Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política .

À luz do Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra, coordenou, orientou e acompanhou a ação evangelizadora e pastoral, o funcionamento e a infraestrutura da Cúria Regional, a Pastoral Presbiteral Regional e o Diaconato Permanente. Esteve sempre em permanente sintonia com os padres, religiosos e comunidades de fiéis da Rensa para escuta, orientações e avaliações.

Presidiu os Conselhos Pastoral Regional, Presbiteral Regional, Pastoral de Forania, Pastoral Paroquial, Paroquial de Administração e Pastoral de Comunidade na Região Episcopal.

Foi reeleito presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Social Transformadora do Regional Leste II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no dia 6 de junho de 2019, durante a Assembleia Anual do CONSER Leste 2, para o quadriênio 2019-2023.