A comissão da 5ª Assembleia do Povo de Deus (APD) da Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança (Rense), se reuniu na quinta-feira, 3 de novembro, para receber as orientações sobre o Plano de Ação Pastoral da Arquidiocese de Belo Horizonte. Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, bispo referencial para a Rense, e o vigário episcopal Frei Adilson Corrêa, conduziram o momento de partilha, que tmbém contou com a participação dos vigários forâneos.
Após a leitura do texto com as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de BH, dom Mol explicou como as paróquias devem proceder na escolha das diretrizes para o trabalho evangelizador nos próximos quatro anos. São elas:
1 – Rede de Comunidades
2 – Opção preferencial pelos pobres
3 – Igreja da Acolhida
4 – Fé, Política e Cidadania
5 – Família
6 – Protagonismo dos leigos e leigas
7 – Opção preferencial pelas juventudes
8 – Formação integral e permanente
9 – Catequese
10 – Comunicação e Cultura
Em seguida, dom Mol e Frei Adilson apresentaram orientações para a construção do Plano Pastoral em nível de paróquia e Região Episcopal, destacando a importância de que sejam partilhadas em nível de forania e que sejam escolhidas prioridades para definir as metas do quadriênio 2017-2020, considerando a articulação e compromissos assumidos durante todo o processo da 5ª APD.