59ª Assembleia Geral da CNBB: Bispos instituem formação para Ministério dos Catequistas

Na plenária realizada nesta quarta-feira (31), durante a 59ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), os bispos fizeram importantes reflexões sobre a instituição do ministério dos catequistas. Em coletiva de imprensa, dom Waldemar Passini Dalbello, bispo de Luziânia (GO) e membro da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, afirmou que o tema estudado e aprovado pelos bispos é muito importante para a vida das comunidades, pois “os catequistas têm papéis diferenciados nos países e regiões do mundo”.

O Bispo destacou que ao proporcionar um itinerário de formação aos catequistas brasileiros, a CNBB “responde à solicitação do Papa Francisco na Carta Apostólica Antiquum Ministerium”. No texto, o Pontífice pede às conferências episcopais do mundo todo que orientem um processo de formação aos candidatos que irão receber este ‘antigo ministério’ eclesial de catequistas.

Dom Waldemar explicou aos jornalistas que a partir de um ensaio apresentado aos bispos, a 59ª Assembleia Geral aprovou um caminho formativo que ajudará as dioceses na compreensão da vocação de cada candidato ao ministério.

“Pensamos em um período para o discernimento que proporcionará uma formação humana, comunitária, espiritual, doutrinária, teológica e pastoral-missionária. No conjunto, estabelecemos uma etapa de cinco anos”, sublinhou o Bispo ao mencionar sobre o prazo pensado pelo episcopado no sentido de oferecer uma visão orgânica da pastoral para que os candidatos ao ministério possam abraçar com responsabilidade a missão que Deus quer confiar a eles.

Nas arquidioceses e dioceses brasileiras, a proposta é que a etapa dedicada à formação ficará sob a liderança das escolas catequéticas diocesanas, institutos e faculdades católicas, de acordo com cada realidade, comentou dom Waldemar. “Os catequistas são os grandes cooperadores da edificação da vida humana e de nossas comunidades. A vocação para este ministério será um reconhecimento da própria comunidade ao perceber o comprometimento e a alegria dos candidatos”, concluiu