55ª Assembleia Geral da CNBB: bispos fazem reflexão sobre os nove dias de reunião e divulgam nota sobre o momento nacional

Uma coletiva de Imprensa  com  a presidência da CNBB marcou o encerramento da 55ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, na quinta-feira, dia 4 de maio. O balanço do encontro deste ano foi apresentado pelo arcebispo de Brasília, Cardeal Sergio da Rocha (presidente da CNBB), O Bispo Primaz do Brasil e Arcebispo de Salvador, Dom Murilo Krieger (vice-presidente) e o Bispo auxiliar de Brasília, Dom Leonardo Steiner (secretário-Geral).

Dom Sérgio apresentou uma reflexão a respeito das notas e dos pronunciamentos, que segundo ele, vão muito além de documentos e textos, pois, “por mais importantes que sejam, a assembleia é um tempo agradável de convivência, de oração, de retiro espiritual e também de muita reflexão e estudo”.

O Presidente da CNBB  destacou, ainda a participação efetiva de todos os bispos e suas contribuições para os estudos, conclusões e decisões alí tomadas. Para dom Sérgio,  um aspecto importante é busca constante presente em todos os momentos, de iluminar a realidade social com a Palavra de Deus. “Neste momento de crise política e econômica procuramos refletir, rezar e dar a nossa palavra”, disse o cardeal.

Ao recordar o tema  que norteou os trabalhos neste ano, dom Sérgio observou que a igreja no Brasil está  procurando orientações pastorais para preparar melhor as pessoas nas várias etapas da vida, sobretudo a juventude. Relembrou, ainda, o projeto Pensando Brasil, que a cada ano aborda um aspecto relevante da sociedade, a mensagem sobre o dia dos trabalhadores e também divulgou uma nova nota sobre o momento que o país vivencia na atualidade.

Leia, aqui, a nota “Grave momento nacional” divulgada no encerramento da assembleia dos bispos.

Confira, também, a participação dos bispos da Arquidiocese de Belo Horizonte na Assembleia Geral da CNBB:

Dom Walmor e bispos da Arquidiocese de Belo Horizonte participam da 55ª Assembleia Geral  da CNBB

Bispos da Arquidiocese de BH concedem entrevistas durante Assembleia da CNBB: Dom Joaquim Mol fala sobre o momento atual do Brasil

CNBB forma comissão especial para cuidar dos patrimônios culturais da Igreja no Brasil

O bispo mais idoso e o mais jovem do Brasil se encontram na 55ª Assembleia da CNBB