4ª Caminhada com Francisco: a fé inspira a proteção ao meio ambiente

Padres, religiosos, agentes de pastorais, representantes de movimentos que buscam a proteção do meio ambiente e índios Pataxós se uniram para participar da 4ª Caminhada com Francisco – juntos pela paz e o meio ambiente, que integra a programação da Arquidiocese de Belo Horizonte para a Semana do Meio Ambiente. Os participantes se encontraram em Betim e caminharam até a Lagoa Várzea das Flores, convidando a sociedade para reafirmar o compromisso de defender um precioso bem: a água. Durante o evento, foram realizadas oficinas de confecção de cartazes, pinturas e artes.

A Lagoa Várzea das Flores integra o sistema que abastece Belo Horizonte e a sua Região Metropolitana. Esse sistema, no início do ano, perdeu uma de suas fontes: o Rio Paraopeba, contaminado pelos rejeitos de mineração, após rompimento de barragem da Vale. E a Lagoa Várzea das Flores sofre com a degradação ambiental.

O bispo auxiliar dom Otacilio Ferreira de Lacerda conduziu momento de oração durante a Caminhada com Francisco e destacou: “Não existe vida sem água. Então este encontro é de extrema importância para preservar a Lagoa Várzea das Flores”.

Realizada no sábado, dia 8, a Caminhada com Francisco inspira-se na Carta Encíclica Laudato Si’ – sobre o cuidado com a casa comum, do Papa Francisco. É realizada desde 2016, todos os anos, na Arquidiocese de Belo Horizonte.