48ª Missa do Trabalhador e da Trabalhadora: dia 1º de maio, em Contagem

A Arquidiocese de Belo Horizonte convida fiéis, devotos e peregrinos para celebrarem a 48ª Missa do Trabalhador e da Trabalhadora, no Dia de São José Operário, 1º de maio. A tradicional Celebração Eucarística será presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, dom Nivaldo dos Santos Ferreira, e concelebrada pelos padres das comunidades de fé da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa), na Praça da Cemig, em Contagem, às 8 horas da manhã.

A Celebração Eucarística, que tradicionalmente reúne milhares de pessoas, convida os fiéis para, junto com suas famílias, rezarem e agradecerem pela intercessão de São José – protetor dos Trabalhadores – pelas graças alcançadas. A 48ª Missa do Trabalhador e da Trabalhadora é inspirada pelo tema: “São José Operário, rogai por nossa fraterna amizade social”.

São José Operário: padroeiro dos trabalhadores

São José, o esposo de Maria, era carpinteiro, modelo e protetor dos trabalhadores. Em 1955, o Papa Pio XII instituiu a comemoração de São José Operário para o mesmo dia em que é celebrada a data civil do Dia do Trabalhador para, assim, dignificar os frutos do esforço humano por meio do trabalho. “Queremos reafirmar, em forma solene, a dignidade do trabalho, a fim de que inspire na vida social as leis da equitativa repartição de direitos e deveres” (Papa. Pio XII).

Oração

São José, você, com o seu humilde trabalho de carpinteiro, sustentou a vida de Jesus e de Maria. Você conhece os sofrimentos dos trabalhadores, porque passou isso ao lado de Jesus e de Maria. Não permita que os operários, oprimidos, se esqueçam que foram criados por Deus. Recorda a todos eles que nunca estão sós para trabalhar, mas que junto a eles estão Jesus e Maria para lhes enxugar o suor, proteger e diminuir seus problemas. Amém. Por Cristo nosso Senhor. Amém.

São José Operário, rogai por nós!

48ª Missa do Trabalhador e da Trabalhadora – Dia de São José Operário

1º de maio (quarta-feira), às 8 horas

Local: Praça da Cemig (Avenida Cardeal Eugenio Pacelli, bairro Industrial, Contagem)