O bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Educação e a Cultura da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, que também é reitor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), falou aos mais de 80 participantes do 2º Encontro Mineiro-Capixaba de Universitários Cristãos, sobre o papel do Setor Universidades da CNBB e da Pastoral Universitária no estado.
Dom Joaquim Mol detalhou o seu trabalho junto a Comissão, sua dinâmica de trabalho, e ressaltou como “importantíssimo” a atuação da assessora do Setor Universidades da CNBB, irmã Maria Eugênia Lloris Aguado, que há 5 anos busca, em todo o Brasil, reanimar a Pastoral Universitária e a implantação do Setor Universidades em localidades sem atuação “protagonista” dos universitários.
Segundo dom Joaquim Mol, o jovem deve ser protagonista do mundo contemporâneo e falou sobre atenção que a Igreja está dando aos jovens. Dom Mol refletiu sobre a Jornada Mundial da Juventude, em 2013, no Rio de Janeiro, e sobre o Congresso Mundial de Educação Católica, que será em Belo Horizonte, também em 2013.
“Queremos quatro a cinco mil pessoas, de todos os cinco continentes, interagindo com pessoas da Ásia, Europa, imaginem. Se o nosso conhecimento é grande, ele se alargará ainda mais. Vale a pena ser cristão, vale a pena seguir Jesus. Vamos nos preparar para que seja o maior evento antes da Jornada Mundial da Juventude”, disse o presidente da Comissão da CNBB, dom Joaquim Mol Guimarães.