27ª Vigília – “Luzes pela Vida”

No 3º domingo de maio, dia 16, será realizada, em todo o mundo, a 27ª Vigília pelos mortos de AIDS. O movimento iniciado em 1983 mobiliza comunidades para a realidade da epidemia e a inclusão das pessoas que vivem com HIV e Aids.

A Pastoral da AIDS da Arquidiocese de Belo Horizonte busca comprometer a Igreja neste movimento e atua em conjunto com a pastoral nacional que  elaborou cartazes e folhetos com o lema “Luzes pela Vida”. Haverá celebrações especiais em várias paróquias, para lembrar a data.

Pessoas e entidades podem adquirir o material pelo site www.pastoralaids.org.br.

Compromisso da pastoral da Aids: “Consideramos de grande prioridade fomentar uma pastoral com pessoas que vivem com o HIV – Aids, em seu amplo contexto e em seus significados pastorais: que promova o acompanhamento compreensivo, misericordioso e a defesa dos direitos das pessoas infectadas; que implemente a informação, promova a educação e a prevenção, com critérios éticos, principalmente entre as novas gerações para que desperte a consciência de todos para conter a pandemia. A partir desta V Conferência pedimos aos governos o acesso gratuito e universal aos medicamentos para a Aids e a doses oportunas.” (Documento de Aparecida, 421)