25º Dia Nacional da Juventude reúne 2 mil jovens em Belo Horizonte

O Dia Nacional da Juventude (DNJ), reuniu 2 mil jovens em sua 25ª edição, neste domingo, 25 de outubro, no colégio Pio XII - Belo Horizonte.

Promovido pelo Secretariado Arquidiocesano da Juventude, o evento, faz parte da programação anual do Vicariato Episcopal para a Ação Pastoral da Arquidiocese de Belo Horizonte, voltada para a juventude e que, a cada ano, congrega mais jovens: a Jornada Arquidiocesana da Juventude, realizada na Semana Santa, a Caminhada Marial ao Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade, 15 de agosto e o DNJ, no quarto domingo de outubro.

O vigário Episcopal para a Ação Pastoral da Arquidiocese de Belo Horizonte, frei Luiz Antônio Pinheiro, presidiu a Celebração Eucarística concelebrada por padres das Regiões Episcopais Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Piedade, Nossa Senhora da Esperança e Nossa Senhora da Conceição. Frei Luiz aplaudiu os jovens pela demonstração de fé e esforço em participar do evento.

O primeiro DNJ foi realizado em 1985 - Ano Internacional da Juventude, como uma forma de congregar os jovens e despertá-los para temas importantes da sociedade, como a consciência política e religiosa. "O grande desafio é, em meio a tantas informações, direcionar os jovens para as escolhas mais adequadas. Mas os jovens de hoje têm uma sensibilidade maior para o belo e estes encontros proporcionam uma importante experiência de convivência e aprendizado", diz frei Luiz.

As caravanas das paróquias chegaram cedo e ansiedade dos jovens era grande. Muitos com bandeiras, camisetas, símbolos da fé que os reúnem para trabalhar nas comunidades em favor do próximo. Entre os mais animados, estava o grupo de ex-alunos do Colégio Salesiano que fundou a associação ex-alunos de Dom Bosco com o propósito de colocar em prática os ensinamentos que receberam dos Salesianos: ajudar ao próximo e ser útil à sociedade.

Missionária da Comunidade Villaregia e uma das coordenadoras do  Secretariado Arquidiocesano da Juventude, Vanessa Santos de Souza, acredita que  o DNJ oferece aos jovens além da oportunidade de integração e comunhão com Deus, uma importante troca de ideias e experiências.
 O padre Luiz Fernando,  Paróquia Santíssimo Sacramento,  Justinópolis, levou ao evento cerca de 90 participantes das Pastorais de Jovens de oito comunidades. Para ele, os jovens têm muita fé, iniciativa e vontade de fazer o bem. Os eventos promovidos para a juventude são um exemplo dessa vontade de participar, pois reúnem milhares de jovens numa grande oportunidade de celebração e entrosamento, sobretudo para aqueles que moram em comunidades distantes e têm poucos recursos.

Para Irmã Maria Lúcia Araújo, Coordenadora Geral do Secretariado Arquidiocesano da Juventude, os eventos que a Igreja Católica promove para a juventude têm cada vez mais força, porque a Igreja oferece oportunidades e se abre para receber o jovem como ele é: seja o mais simples, o que tem sede, o que tem fome de alimento ou de saber. "Acreditamos que um novo caminho é possível. Eles (os jovens) vêm aqui porque acreditam na proposta de Jesus Cristo. Eles sabem que aqui tem quem acredita e aposta neles. Recebemos cada um desses jovens de braços abertos e eles sabem disso."